Página inicial / Notícias / Qual o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos?

Qual o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos?

Nova pesquisa do Instituto Pró-Livro busca responder essa pergunta. No Podcast dessa semana, Zoara Failla comenta esse estudo.

Zoara Failla participa com nossa equipe do Podcast do PublishNews dessa semana

Zoara Failla participa com nossa equipe do Podcast do PublishNews dessa semana

No ano que vem, encerra o prazo para a universalização das bibliotecas em todas as escolas do País, de acordo com o que está previsto na lei 12.244 de 2010. Apontada por muitos como utopia, essa universalização está longe, bem longe, de se tornar real. Levantamento do Ministério da Educação aponta que 60% das escolas públicas brasileiras não tem bibliotecas.Diante desse desafio, o Instituto Pró-Livro (IPL) encomendou ao Insper um estudo com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico.

Os primeiros resultados estarão disponíveis ao público a partir desta terça-feira (23), mas Zoara Failla, gerente de projetos do IPL, antecipou alguns insights em participação no Podcast do PublishNews desta semana. Ela explicou que a pesquisa busca correlacionar a situação das bibliotecas (se são abertas, se propõem atividades extracurriculares, se têm um acervo diversificado etc) com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Uma primeira descoberta é que as bibliotecas têm um impacto muito mais relevante naquelas escolas que são mais vulneráveis socialmente. Isso mostra a importância de se investir nesses espaços, em especial nessas escolas que vem de origens sociais com menos acesso à cultura”, disse. “Já temos muitos resultados interessantes, mas é importante dizer que essa é uma primeira leitura da pesquisa. A nossa expectativa é disponibilizar essas tabelas para que especialistas avaliem as respostas com mais profundidade. A nossa grande expectativa é que esses resultados sirvam para orientar programas, investimentos e políticas do setor de bibliotecas”, completou a gerente de projetos do IPL.

Fonte: https://www.publishnews.com.br

Sobre admin

Check Also

SOBRE O MITO DA NEUTRALIDADE EM BIBLIOTECAS, ARQUIVOS E MUSEUS

As instituições de memória precisam colocar em discussão as percepções internas e externas sobre sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *