Página inicial / Literatura / Qual a importância da diversidade de personagens em obras literárias?

Qual a importância da diversidade de personagens em obras literárias?

Texto por Por Amanda Marques – Fala! UFPE

No campo das obras literárias, a influência sobre o leitor é de grande importância para a atenção de uma leitura marcante, tendo como objetivo atingir o máximo da atenção do público. Assim, a diversidade é a base para compor uma maior interação com o público por apresentar personagens que se assemelham, em micro ou macro, com o receptor da obra.

Em O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, publicado no século XIX de cunho naturalista, mostra um leque de personagens na obra brasileira clássica, o qual explora a riqueza de diversidade dos personagens no cortiço e fora dele.

Assim, várias pautas sociais podem ser refletidas nessa literatura, como o racismo, machismo e prostituição, que remetem a infeliz realidade da época e as quais ainda se espelha no século XXI.

Livro O Cortiço. | Foto: Reprodução.

IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NA LITERATURA

Além disso, a questão da representatividade na literatura traz uma carga importante para a identificação do leitor com os personagens e o fortalecer no detalhamento dos sujeitos da obra, como suas reações diante de situações e sentimentos, estabelece um vínculo com o receptor, esse que terá a oportunidade de refletir mais sobre as características destacadas pelos personagens e conhecimentos adquiridos a partir da literatura.

Compreenda a importância da representatividade na literatura lendo a matéria completa publicada no Fala Universidades

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *