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Projeto Jogos na Biblioteca

Com: Cleide Ribeiro

Cleide Ribeiro é a bibliotecária do Colégio Joana D’arc, e inovou ao oferecer jogos na biblioteca, além dos livros que compõem o acervo.

Muito gentilmente ela nos contou como foi a aplicação da atividade e a recepção dos alunos.

Obrigada Cleide, e parabéns pelo projeto!

Jogos na Biblioteca

O projeto dos jogos educativos foi dividido em 2 etapas.

Primeira:

Decidimos quais jogos e quais temas abordaríamos. Optamos por:

JOGO TEMA
Dominó Culinária
Trunfo Conto de fadas
Jogo de damas Folclore
Jogo das trilhas Datas comemorativas
Sudoku Meio ambiente
Jogo da memória Reciclagem
Quebra-cabeça Esportes
Bingo Flores
Lince Animais
Senha Planetas
Trunfo Dinossauros

Assim, os alunos foram divididos em duplas e trios para início do projeto. Cada grupo escolheu seu jogo e assim iniciamos a leitura para entender mais sobre o assunto que trabalharíamos. Foram selecionados livros na biblioteca que tratasse do tema escolhido e, também, alguns artigos que buscamos na Internet para leitura complementar.

Segunda:

Após as leituras começamos a confecção dos jogos. Materiais utilizados: papel cartão, papel sulfite, lápis grafite, lápis de cor, canetinhas e contact.

Cada jogo contém curiosidades sobre o tema, regras e uma linda caixa feita em papel cartão para a guarda.

O objetivo inicial do projeto foi:

– Trabalhar temas diferentes de uma maneira descontraída;

– Aproximar as crianças do objeto de pesquisa, através da leitura;

– Ensinar os alunos a confeccionarem seus próprios jogos;

– Estimular o trabalho em grupo e divisão das tarefas.

Após o término do projeto posso dizer que os objetivos acima descritos foram cumpridos, as crianças se dedicaram em cada etapa, foi muito prazeroso. Elas gostaram tanto que, sempre que possível pegam seus jogos para brincar, logo mais cada dupla levará seu jogo para casa onde terá oportunidade de mostrar aos pais o jogo pronto e explicar o processo.

O resultado vocês podem conferir abaixo:

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Fonte: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP 

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