Página inicial / Notícias / Projeto ‘Achei um Livro’ estimula leitura ‘espalhando’ livros no interior de SP

Projeto ‘Achei um Livro’ estimula leitura ‘espalhando’ livros no interior de SP

Texto por Gabriel Pietro
Por meio da campanha ‘Achei um Livro’, a Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba visa incentivar  a leitura disponibilizando 200 livros espalhados em diferentes pontos das cidades de Piracicaba, Rio das Pedras e Charqueada, no interior de São Paulo.

Diversos exemplares de livros têm sido deixados em ônibus públicos, terminais, parques, praças e calçadas para que as pessoas possam ‘achá-los’ e se sintam instigadas a lê-los e compartilhá-los com outros possíveis leitores, seja emprestando ou doando o livro.

De acordo com uma pesquisa do Ibope em parceria com o Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e quase um terço jamais comprou um livro. Com esse cenário, incentivar a leitura é uma ação que precisa ser expandida, a começar por instituições de ensino, como a Faculdade Salesiana Dom Bosco.

Achei um Livro!

Segundo a vice-diretora da FSDB, Renata Ferro, o incentivo à leitura já é uma prática da Faculdade com seus alunos, e essa campanha foi realizada de forma interna, anteriormente. “A Faculdade trabalha a questão da leitura ao longo dos anos com os alunos, por meio de campanhas, sorteios e ações de conscientização. Resolvemos, então, levar esse hábito para além dos nossos muros, e estamos muito felizes com a possibilidade de tornar este projeto realidade”, afirma.

Na primeira página, a frase “Você achou um livro, ele é seu!” reforça que o exemplar é um presente especial, e que pode ser compartilhado. Os livros são de vários tipos, como infantis, específicos de profissões, romances, autoajuda, alguns livros de autoria dos próprios alunos da faculdade, e outros da Editora Salesiana.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Razões para Acreditar

Sobre admin

Check Also

É possível pensar na literatura sem palavras?

Livros ilustrados e o papel das imagens para quem ainda não domina letras e frases …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *