Página inicial / Notícias / Profissionais da informação: conheça o mercado de trabalho para os formados em Biblioteconomia

Profissionais da informação: conheça o mercado de trabalho para os formados em Biblioteconomia

Texto por Patrícia Carvalho

A palavra biblioteconomia nos remete ao termo biblioteca que, de acordo com o Dicionário Rideel da Língua Portuguesa, é definido como um local de coleção de livros. Mas engana-se quem pensa que esse é a única área do profissional formado.

A organização e conservação de livros são apenas algumas das funções exercidas pelo bibliotecário. “Uma bibliotecária ou um bibliotecário processa dados de diferentes naturezas e preserva informações, simplificando os processos e democratizando o acesso ao conhecimento por meio do mercado informacional”, explica Valéria Valls,  coordenadora do curso de Biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Por esse motivo, há oportunidades de trabalho para esse profissional nos cargos de gestão e gerência de informações e acervos em museus, organizações não-governamentais, provedores de internet, órgãos públicos ou privados que lidam com grandes quantidades de informações ou necessitam de organização de documentos.

Além disso, com o avanço das tecnologias, há espaço para o bibliotecário atuar na alimentação de banco de dados, arquitetura de informação, gestão de portais de conteúdo e portais de acesso, assim como curadoria digital.

Leia a matéria completa publicada no site Quero Bolsa.

Sobre admin

Check Also

Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-informacional

Texto por Priscila Fevrier Qual a incidência de estudos de mulheres negras em Biblioteconomia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *