Página inicial / Minorias Sociais / Pessoas com Deficiência / Deficientes Auditivos / Primeiro Dicionário Jurídico de LIBRAS do Brasil está online

Primeiro Dicionário Jurídico de LIBRAS do Brasil está online

TRADUÇÃO LIBRAS  Já está disponível no site do Poder Judiciário de Santa Catarina o primeiro Dicionário Jurídico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Brasil, fruto de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O acesso ao Dicionário ocorre através de uma plataforma online no site do TJSC contendo vídeos com traduções em LIBRAS de termos jurídicos básicos e pode ser acessado clicando neste link ou diretamente no site do TJSC nos perfis Cidadão, Advogado e Servidor.

Desde que a proposta de colaboração entre as duas instituições teve início, em agosto de 2015, a FCEE, através do Centro de Capacitação de Profissionais de educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), passou a realizar pesquisas junto à comunidade surda brasileira para a definição e/ou criação dos sinais em LIBRAS que integrariam o dicionário.

No dia 16 de outubro de 2017, no auditório da FCEE, ocorreu uma cerimônia em que as duas instituições assinaram o convênio que deu início à produção do dicionário. Os vídeos que compõem o Dicionário foram produzidos e gravados pela equipe do CAS entre 2017 e 2019.

A FCEE, através do CAS, é responsável por promover a acessibilidade e a difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade preservando seus direitos.

Fonte: FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial

Sobre admin

Check Also

Biblioteca Municipal tem nova área de leitura e acesso digital

Localizada na Casa da Cultura de Ribeirão Preto, espaço recebeu a intervenção da Fundação do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *