Página inicial / Eventos / Preservação do Conteúdo Brasileiro na Web

Preservação do Conteúdo Brasileiro na Web

Assim como manuscritos, livros e outros documentos compõem o patrimônio da humanidade, permitindo resgatar a memória de uma época por meio da representação do pensamento e da cultura em sociedade, da mesma forma o conteúdo digital disponível na Web registra nosso passado recente, se constitui como material para estudos futuros e possui relevância como herança cultural de uma nação.

Parte da recente memória brasileira é formada por conteúdo digital disponível apenas na Web, consequentemente, preservar esse conteúdo depende de ações que minimizem as perdas contínuas de informação digital, decorrentes de mudanças de plataformas tecnológicas, descontinuidade de projetos ou desaparecimento de blogs e sites. Diante dessa situação, instituições e grupos das humanidades digitais, que propõem a manutenção segura desse ambiente, deveriam considerar que caminhamos para uma “Internet sem coisas” e precisamos conter esta amnésia digital em evolução.

Data: 19/02/2019 a 20/02/2019

Dias e Horários: Terça e Quarta, 19h às 21h.

Inscrições: As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo.

Programa:

19/2. Panorama sobre preservação do conteúdo na Web
Análise de ações e projetos internacionais de preservação conteúdo Web, tomando como referência a missão e países membros do IIPC (INTERNATIONAL INTERNET PRESERVATION CONSORTIUM), e a experiência do projeto Arquivo.pt, que promove o arquivamento de conteúdo da Web portuguesa.
Com Aquiles Alencar Brayner e Carlos Eduardo Entini.

20/2. Preservação do conteúdo Web do Brasil

Considerações sobre a importância de preservação do conteúdo Web nacional, cultura digital e patrimônio digital como herança da nação. Serão feitas analogias com base na perspectiva da realidade nacional e internacional de instituições de cultura.
Com Luciana Grings e Vagner Diniz.

Mediação: Antonio Paulo Carretta.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Mais informações e inscrições: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/preservacao-do-conteudo-brasileiro-na-web

Sobre admin

Check Also

Curso “Marcas de Proveniência Bibliográficas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *