Página inicial / Mercado Editorial / Portal vai facilitar acesso de pessoas com deficiência visual a livros

Portal vai facilitar acesso de pessoas com deficiência visual a livros

Por meio do Portal do Livro Acessível, leitores vão poder solicitar obras e editoras terão entre 5 e 60 dias, dependendo do tipo de livro, para produzi-las e entregá-las

Maria Fernanda Rodrigues

Portal do Livro Acessível foi inaugurado nesta quarta-feira, 31, com o objetivo de facilitar o contato entre leitores com deficiência visual e editoras para a compra de livros acessíveis.

S11 ARQUIVO 15/10/2010 GUIA ESTADO/DIVIRTA-SE Imagens de ‘Dudu da Breka’, primeiro livro em tinta e braille produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Crédito: Fundação Dorina Nowill/Divulgação

Funciona assim: o leitor faz seu cadastro na plataforma, acessa sua conta e solicita o livro que deseja comprar. Se o livro solicitado já estiver em formato acessível, o portal envia o número do ISBN da obra e indica as livrarias onde ele pode ser encontrado. Se não estiver, a editora se compromete, desde que os direitos autorais da obra ainda estejam vigentes, em produzi-lo e entregá-lo no prazo de cinco dias úteis a 60 dias corridos (leia mais sobre os prazos abaixo). O valor do livro não poderá superar o preço de capa da versão impressa da obra e sua venda é de responsabilidade da editora, não do portal.

A criação do site, em linguagem acessível, claro, ocorre em atendimento ao Termo de Ajustamento de Condutas entre o Sindicato Nacional de Editores e o Ministério Público Federal.

Fonte: Estadão

Sobre admin

Check Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *