Página inicial / Notícias / Por que levar seu pequeno à biblioteca?

Por que levar seu pequeno à biblioteca?

Texto por Ana Clara Oliveira

Imagine um lugar enorme, repleto de prateleiras recheadas de livros. Romances, mistério, clássicos, poesia, best-sellers, contos, literatura nacional e do mundo inteiro, tudo em um único lugar, e o melhor: você pode pegar qualquer uma das obras de graça, para se deliciar ali mesmo ou para ler em casa. Falando desse jeito parece até distante da realidade, não é? Mas se, assim como eu, você é um amante das bibliotecas, você reconheceu muito bem essa descrição aí! Para lá de acessíveis, as bibliotecas estão presentes na maioria das cidades, só esperando leitores ávidos por histórias entrarem e se deleitarem!

Se você ainda não é um frequentador assíduo – ou um “rato de biblioteca” -, depois de ler este texto, com certeza, não vão faltar motivos para correr para a biblioteca mais próxima e fazer a carteirinha da família inteira.

Uma ode às bibliotecas!

Com uma variedade literária enorme, as bibliotecas nos dão a oportunidade de conhecer autores e livros que nem imaginávamos! Diferentemente de quando compramos um livro pela internet, quando vamos à biblioteca nos deparamos com outras diversas obras até encontrarmos aquela que procuramos, e essa busca acaba trazendo deliciosas surpresas. Algumas vezes, inclusive, não encontramos o livro que estávamos procurando – ou porque não tem ou porque está emprestado – mas voltamos para casa com uma pilha de outros títulos, semelhantes ou completamente diferentes, porque uma coisa é certa: nunca se sai de uma biblioteca de mãos vazias.

Claro que montar a nossa própria biblioteca também tem o seu encanto, seja comprando livros em livrarias ou assinando um clube do livro, mas como nem sempre queremos ou podemos gastar, a biblioteca é uma ótima opção para que nunca nos faltem boas histórias! E sabe aquele livro que está encostado na sua prateleira há um tempão? Você pode doá-lo para  a biblioteca da sua cidade para que outras pessoas também possam viajar nessa história.

Além disso, as bibliotecas também são refúgios perfeitos para minutos de silêncio, horas de estudo ou momentos de leitura. Você pode passar uma tarde inteira lá sem nem se dar conta ou dar aquela escapadinha da realidade na hora do almoço.

Por que levar seu pequeno à biblioteca?

E isso tudo vale para adultos e crianças! Afinal, muitas bibliotecas contam com área exclusiva para literatura infantil e infanto-juvenil, além de algumas possuírem um cantinho para contação de histórias. Por isso, um passeio à biblioteca é uma ótima pedida para os dias de férias ou até para os dias de aula (eu mesma fiz minha primeira carteirinha na biblioteca da cidade em um passeio com a escola – sem falar das bibliotecas das próprias escolas!). Essa é uma forma super eficaz e divertida de incentivar a leitura (enquanto o próximo Kit Leiturinha não chega!). Além de ser um lugar recheado de livros, conhecer a biblioteca mais próxima de casa, traz o sentimento de pertencimento ao lugar que vivemos. Lá podemos conhecer pessoas, decorar o lugar dos nossos livros favoritos, fazer amizade com a bibliotecária e fugir da correria da cidade sempre que quisermos. Você também pode mostrar para seu pequeno os seus livros favoritos e o lugar onde encontrou eles pela primeira vez. E outra coisa legal é que temos que voltar à biblioteca para devolver o livro emprestado, e duvido que você consegue fazer isso sem voltar para casa com outros tantos livros para ler!

Portanto, se vocês ainda não conhecem a biblioteca da idade, aproveitem o clima e corram até lá para se cadastrar e descobrir as várias histórias guardadas nas estantes.

Fonte: Blog da Leiturinha

Sobre admin

Check Also

Informativo nº 02/2019 – Universalização das Bibliotecas Escolares

Curitiba, 07 de março de 2019 Prazo até maio de 2020 para universalização das bibliotecas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *