Página inicial / Ciência de Dados / Por que a integridade dos dados deveria ser prioridade da sua empresa?

Por que a integridade dos dados deveria ser prioridade da sua empresa?

Benefícios operacionais de uma cultura corporativa respaldada pela segurança da informação são variados e apontam para oportunidades enriquecedoras

Texto por Luiz Penha

Foto: Adobe Stock

Felizmente, nos últimos anos, a discussão acerca da segurança dos dados armazenados pelas organizações tem ocupado um largo espaço no cenário empresarial do país. Embora seja possível visualizar um contexto em que ainda há muito o que se aprimorar em termos de estrutura de TI e solidez no fluxo de informações, nunca se teve tantas alternativas factíveis no mercado para se reverter essa situação reconhecidamente prejudicial para todos. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, foi uma consequência direta dessa tendência irreversível e representou um desejo por mais transparência e privacidade da população no âmbito legal.

Se por um lado, preparar o terreno organizacional para absorver a LGPD é um dos objetivos mais importantes por trás dessa movimentação inovadora, a adoção de uma abordagem estratégica sobre a área de TI provoca um impacto positivo sobre a empresa como um todo, no que acaba se configurando em um diferencial competitivo extremamente bem-vindo. Para responder à pergunta que intitula esse artigo, devemos considerar a abrangência do tema nos dias de hoje.

Permanecer no passado pode ser um erro fatal

A tecnologia simplifica e otimiza processos, transformando radicalmente o cotidiano operacional das empresas. Entre tantas contribuições que justificam o investimento em soluções de automação, além de um enfoque recorrente na necessidade de se aderir ao avanço tecnológico, como explicar o nível elevado de organizações que ainda apoiam suas atividades em sistemas manuais? Nesse sentido, o caminho para a conscientização não é condenar os que permanecem alheios à inovação, mas conceder um olhar objetivo sobre os motivos para se deixar esse passado para trás.

Leia a matéria completa publicada pelo CIO

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região comunica o falecimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *