Página inicial / Leitura / Plataformas online de leitura garantem entretenimento para quem está em quarentena

Plataformas online de leitura garantem entretenimento para quem está em quarentena

Sites, redes sociais literárias e clubes de assinatura de livros são alternativas para aprender, entreter-se e manter a saúde mental

Por Jean Pecharki

Sites, redes sociais literárias e clubes de assinatura de livros são alternativas para aprender e se entreter

Com o grande volume de informação chegando instantaneamente pelos celulares e a disponibilidade quase infinita de sites e plataformas oferecendo conteúdo, muitas vezes fica difícil encontrar aquela leitura ideal para o momento oportuno.

Contudo, diversas plataformas online têm contribuído para ampliar o acesso ao conhecimento, disponibilizando centenas de milhares de livros, estudos, teses e dissertações, dos mais variados gêneros e campos de conhecimento. Em tempos de confinamento obrigatório, essas são ótimas alternativas para aprender, entreter-se e manter a saúde mental. Para tanto, basta ter um aparelho conectado à internet, seja um notebook, celular, tablet ou e-reader. Veja abaixo algumas opções selecionadas e boa leitura!

Portal Domínio Público

O espaço já é um velho conhecido dos internautas brasileiros ávidos por informação e famoso por abrigar um rico acervo com quase 190 mil arquivos entre livros, imagens, sons e vídeos. Os trabalhos disponibilizados no portal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), estão em domínio público ou têm seus direitos autorais cedidos legalmente pelos titulares das obras. Desde o seu lançamento, em 2004, já foram realizados mais de 40 milhões de downloads.

No portal é possível encontrar romances, poesias e crônicas de autores brasileiros e estrangeiros consagrados de todas as épocas, não só em português como também em outros idiomas, como Machado de Assis, Fernando Pessoa, William Shakespeare e Franz Kafka. Em seu acervo contam clássicos da literatura mundial como “A Divina Comédia” de Dante Alighieri e “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne.

Para explorar, basta acessar o Portal Domínio Público.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP)

Criada em janeiro de 2005, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi fundada para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita.

Considerada uma das mais importantes coleções privadas do país, parte do acervo físico de 32 mil títulos está disponível para download gratuito na internet. São cerca de 2.200 livros, além de almanaques, cartas, folhetos e manuscritos, alguns datados de 1521. As obras são divididas entre literatura brasileira, história do Brasil, poesias, romances e biografias. Vale muito a visita.

Conheça o site da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.”

“Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional Digital faz parte da Fundação Biblioteca Nacional e conta com aproximadamente 2,1 milhões de documentos em seu acervo. Todo o material também é de domínio público ou autorizado pelo titular.

De acordo com a entidade, a digitalização de suas obras tem como objetivo tornar visível toda uma crise das estruturas culturais tradicionalmente centradas no livro e na leitura individualizada. O projeto está centrado em três pilares: captura e armazenamento das peças, tratamento técnico e publicação do acervo digital. A entidade tem parcerias com a Library of Congress e UNESCO, além das Bibliotecas Nacionais da França, Espanha, Portugal e Argentina.

Saiba mais sobre a Biblioteca Nacional Digital.

Many Books

Apesar de ser uma plataforma originalmente de língua inglesa, o portal conta com centenas de livros em português, além de diversos outros idiomas. Na lista, clássicos da literatura brasileira e mundial. Todas as obras são divididas por gêneros e classificação, de acordo com a opinião dos leitores. Uma ótima opção para quem pretende praticar também outras línguas.

Confira o acervo da Many Books.

Machado de Assis – Vida e obra

Nascido também de uma iniciativa do poder público, o site foi criado para lembrar o centenário da morte do autor, considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira de todos os tempos.

O portal disponibiliza sua obra completa de forma totalmente acessível, gratuita e intuitiva, com fácil navegação. São 300 livros organizados e revisados, divididos em romance, contos, poesia, crônica, teatro, crítica, tradução e miscelânea.

Acesse o site Machado de Assis – Vida e obra

Para as crianças – Kidsbook

O banco Itaú lançou uma campanha onde disponibiliza uma série exclusiva de livros digitais infantis escritos por autores como Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva, Luis Fernando Veríssimo, dentre outros. São 13 obras que podem ser baixadas de forma totalmente gratuita e sem a necessidade de cadastro. Os livros contam com ilustrações animadas e som, para ajudar a entreter ainda mais os pequenos.

Visite e aproveite o Kidsbook .

Editoras oferecem e-books gratuitamente

Algumas editoras optaram por liberar e-books de forma gratuita pela internet para incentivar a população a permanecer em casa durante o período de quarentena. A L&PM, por exemplo, lançou uma campanha no dia 17 de março e passou a distribuir um e-book grátis por dia, até o dia 31. No site são disponibilizados clássicos da editora, assim como títulos policiais, de fantasia e aventura.

Amazon apostou em campanha semelhante e também tem disponibilizado centenas de livros digitais de forma gratuita. A promoção, contudo, é válida apenas para quem possui o e-reader da marca, o Kindle, ou para quem tiver o aplicativo instalado no celular, disponível gratuitamente para Android e IOS.

É possível escolher publicações clássicas da literatura nacional e internacional, obras contemporâneas, dissertações de mestrado ou doutorado, filosofia, ficção, história, dentre outras opções. Também são disponibilizados alguns best-sellers, além de HQs, mangás e comics.”

Grupos de discussão

Ler não precisa ser um hábito solitário. Há também aqueles leitores que tem por hábito discutir as obras após o término da leitura, compartilhando impressões e garimpando novos títulos. Mesmo em confinamento social, os debates são possíveis por meio dos grupos de discussão disponíveis em portais e aplicativos. Veja abaixo algumas opções:

Skoob

Uma das redes sociais desenvolvida para leitores mais ativa da internet, a Skoob disponibiliza diversos recursos para facilitar a vida do leitor e promover um debate amplo sobre as obras. Pelo site ou pelo aplicativo, disponibilizado para Android e iOS, é possível criar uma estante virtual organizando o acervo, adicionar outros usuários na sua rede de contatos para debater impressões e opiniões sobre determinado livro, participar de grupos de discussão, além de negociar trocas.

Os grupos são divididos por estilo literário, autores e títulos, tudo de forma intuitiva e organizada. Alguns, como os livros com a temática de Harry Potter, contam com mais de 10 mil membros.

Para explorar é só acessar a Skoob.

Google Books

Muita gente não sabe, mas o Google possui um “Google” específico apenas para o universo da literatura. A página tem um dos índices mais diversificados do mundo para buscar livros na íntegra, parte deles fornecidos de forma totalmente gratuita.

No espaço de busca, em vez de digitar um serviço, tente procurar o nome do autor ou obra de sua preferência e pronto. O resultado de busca lhe dará uma infinidade de e-books. Mesmo quando disponíveis apenas para venda é possível folhear algumas páginas e conhecer diversos outros detalhes da obra para não errar na hora da compra.

Conheça o Google Livros.

Orelha de livro

Outra boa opção para conectar amantes da literatura. Nesta rede social é possível cadastrar todos os livros já lidos, além dos que se pretende ler num futuro próximo. Também é possível fazer o download de algumas obras que se encontram em domínio público em formato PDF.

Ao selecionar um título, você encontrará informações gerais sobre a obra e o autor, assim como a classificação baseada na opinião dos outros leitores, que são exibidas na caixa de comentários da página dedicada ao livro, garantindo boas discussões a respeito da obra. É possível fazer o login diretamente com sua conta do Facebook.

Veja mais informações no site Orelha de livro.

Wattpad

Uma das maiores plataformas de histórias do mundo, a Wattpad conecta aproximadamente 80 milhões de escritores e leitores ao redor do planeta. A plataforma digital oferece milhares de livros e outros textos de forma gratuita. Além do site, também é possível acessar o aplicativo diretamente do celular, com versões disponíveis para Android e iOS. As obras estão disponíveis em dezenas de línguas, além do português.

Conheça a Wattpad

“Universidade Falada – audiolivros

Os audiobooks têm ganhado cada vez mais a preferência de muitos leitores pela conveniência de se escutar o seu autor favorito em qualquer lugar. Referência no assunto, a Universidade Falada é a maior loja de audiolivros e audiocursos da América Latina.

O espaço disponibiliza uma enorme variedade de obras e autores. Claro, a maioria é paga, porém, há espaço para arquivos gratuitos, que podem ser baixados por um bom leitor que ainda não tem tanta intimidade com a prática de escutar suas obras preferidas.

Ouça os audiolivros da Universidade Falada.

TAG Clube de Assinatura de Livros

Mas se você é daqueles inveterados que sente falta de um bom livro em formato físico e está preocupado por não sair de casa, não se preocupe, pois é possível ter um título novo todos os meses na porta da sua casa. A TAG Experiências Literárias é um dos clubes de assinatura de livros mais conhecida do país.

Pagando uma assinatura mensal, é possível receber a cada mês uma edição especial de um autor surpresa, totalmente reeditada de forma exclusiva aos associados do clube. Junto com a edição, o assinante recebe também uma revista contando um pouco sobre a vida e obra do autor selecionado.

A curadoria dos títulos é feita por grandes nomes da literatura brasileira e mundial, garantindo a qualidade das obras que chegam a sua casa. Por lá já passaram nomes como Luis Fernando Veríssimo e Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010.

Conheça mais sobre a TAG Clube de livros.

Fonte: Sempre Família

Sobre admin

Check Also

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *