Página inicial / Notícias / Plataforma eletrônica para leitura em braile será lançada na China

Plataforma eletrônica para leitura em braile será lançada na China

Criada com o objetivo de facilitar a leitura para deficientes visuais, a plataforma entrará em serviço oficialmente na próxima sexta-feira (22)

A China lançará uma plataforma eletrônica de braile com a função de tradução, como forma de facilitar a leitura para os deficientes visuais. Desenvolvida por uma equipe liderada por Su Wei, da Universidade de Lanzhou, província de Ganzu, a Plataforma Eletrônica de Braille da China vai entrar em serviço oficialmente na próxima sexta-feira, dia 22 de março.

A plataforma permitirá que os seus usuários carreguem livros ou textos em chinês ou inglês e obtenham as suas versões traduzidas em braile, que podem ser lidas numa tela braile ou ser impressas. Além disso, podem ser produzidas versões em áudio. A plataforma trabalhará com partituras, equações matemáticas, esquemas dos circuitos ou fórmulas químicas.

Os trabalhos para a pesquisa e desenvolvimento da plataforma foram iniciados em 2015 e apoiados pela Associação dos Deficientes Visuais da China e pela Federação Chinesa de Portadores de Deficiência. Segundo Su, esse é o primeiro serviço público do tipo desenhado para as 17 milhões de pessoas com deficiência visual na China.

“As tecnologias de inteligência artificial e big data são utilizadas na construção da função de tradução e da base de dados de braile para oferecer mais materiais de leitura para os deficientes visuais”, comentou Su.

Fonte: China Hoje

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *