Página inicial / Covid-19 / Plataforma de leitura gamificada estimula envolvimento dos alunos

Plataforma de leitura gamificada estimula envolvimento dos alunos

A gamificação é uma ferramenta que utiliza elementos dos jogos para engajar e tornar os conteúdos didáticos mais atrativos. Nesse processo, a tecnologia é uma facilitadora, uma vez que possui linguagem familiar para a atual geração, viabiliza a interatividade e autonomia do aluno e, ainda, gera a possibilidade de personalização e coleta de dados.

Foto: Arquivo / DINO

Uma solução que utiliza a gamificação para potencializar o hábito de ler é a plataforma digital de leitura Árvore. No ambiente, os alunos têm a missão de salvar uma floresta, plantando novas árvores a partir de itens que conquistam com suas leituras. Assim, o estudante acompanha o progresso do seu cultivo e a ampliação de sua frequência e repertório de leitura, unindo aprendizagem e jogo. 

“Escolhemos a metáfora da floresta em crescimento para criar uma narrativa que engaje e represente o desenvolvimento do aluno como leitor. Nosso objetivo é promover e fortalecer o hábito da leitura, estimulando que o aluno leia um pouquinho todos os dias na plataforma”, explica Danielle Brants, Cofundadora e Gerente de Produto na Árvore.

Outro elemento de gamificação utilizado na Árvore é a Liga de Leitores, um campeonato de leitura entre os usuários. Dessa forma, é possível construir e manter o hábito de ler  através de elementos que mantenham o aluno entretido com desafios e missões. Danielle ainda destaca o quanto as informações disponibilizadas pela plataforma, a partir de relatórios, podem ajudar a personalizar a experiência e fazer com que o estudante seja o protagonista do seu próprio aprendizado: “A partir dos dados, é possível trazer novos desafios aos alunos que já evoluíram ou estímulos para aqueles que ainda enfrentam dificuldades”.

Leia a matéria completa publicada pelo Terra

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região comunica o falecimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *