Página inicial / Notícias / Petição Pela reabertura da Biblioteca do Centro de Memória – Unicamp

Petição Pela reabertura da Biblioteca do Centro de Memória – Unicamp

Desde o dia 23/07/18, a Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, que faz parte do Centro de Memória – Unicamp (CMU), teve de suspender o atendimento ao público pela falta de funcionários, após a aposentadoria das duas bibliotecárias que vinham mantendo o setor.

Em janeiro de 2015, o Centro de Memória contava com 21 funcionários da Carreira PAEPE e 3 pesquisadoras da Carreira Pq. Desde então, 9 servidores se aposentaram, reduzindo a equipe a 13 profissionais PAEPE e 2 pesquisadoras. Até o presente momento, apenas uma dessas vagas foi reposta por meio de concurso público. Infelizmente, a responsabilidade pela reposição do quadro funcional foge à alçada administrativa do Centro de Memória.

Conforme a Lei nº 9.674, de 25 de junho de 1998, o funcionamento de uma biblioteca em municípios com mais de 10 mil habitantes e cujo acervo tenha mais de 200 exemplares catalogados, está condicionado à supervisão de um bibliotecário, graduado e devidamente registrado em órgão de classe. Portanto, o funcionamento da Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, que reúne mais de 86 mil itens catalogados, exige a contratação de profissionais habilitados.

Essa petição tem como objetivo solicitar que a Reitoria da Universidade Estadual de Campinas reponha o quadro funcional do CMU, garantindo a reabertura da Biblioteca e o cumprimento da missão institucional do Centro, que é preservar e disponibilizar acervos documentais, em especial relacionados à história de Campinas, atuando enquanto polo de produção de conhecimento e fomento à pesquisa multidisciplinar.

Saiba mais: https://goo.gl/p61ozS

Assine a petição clicando aqui

Sobre admin

Check Also

Jornalista promove ‘Nobel Alternativo’ de literatura

Alexandra Pascalidou lançou ideia após Academia Sueca cancelar prêmio este ano Texto por Claudio Soares, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *