Página inicial / Notícias / Personagens negros e asiáticos protagonizam apenas 1% dos livros infantis

Personagens negros e asiáticos protagonizam apenas 1% dos livros infantis

A representatividade é um assunto que vem sido pautado cada vez mais em diversas áreas. mas, segundo uma pesquisa inglesa, o tema ainda é pouco presente no universo infantil.

De acordo com o Arts Council England e o Centro de Alfabetização no Ensino Primnário, apenas 1% dos livros infantis têm como protagonistas personagens negros, asiáticos ou de quaisquer outras minorias étnicas.

A pesquisa afirma que, em 2017, foram publicados 9.115 livros e apenas 391 deles tinham algum desses personagens como principais na história. Outro ponto abrodado por eles é o de que, quando presentes, os personagens representavam papéis estereotipados.

“Devemos investir nossas energias na variedade de realidades presentes em nossas salas de aulas e garantir que isso se traduza nas páginas dos nossos livros. A representação nos livros infantis é importante para todas as crianças. A falta de diversidade impacta na forma como os jovens leitores veem a si mesmos e ao mundo ao seu redor”, comentou o diretor do estudo, Farrah Serroukh.

Fonte: Universa

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *