Página inicial / Eventos / Palestra | Quem a História Paulista Celebra?

Palestra | Quem a História Paulista Celebra?

Descrição

Momentos de celebração são bastante expressivos de como uma sociedade compreende a sua própria trajetória e constrói a sua identidade. Em 1954, quando a capital paulista celebrou os 400 anos de sua fundação, uma série de ações demonstrou como parte da sociedade paulistana olhava para si.

Dentro do Parque Ibirapuera, espaço construído para aquela ocasião e que deveria perenizar a grandeza daquelas comemorações, a “Exposição da História de São Paulo no quadro da História do Brasil”, além de apresentar a forma como cada grupo social teria participado da construção da cidade, do estado e do país, também acabou por se tornar referência para a museologia local. A mostra, coordenada pelo intelectual português Jaime Cortesão, sugere caminhos para entendermos como certos mitos foram construídos e divulgados. Analisá-la é relevante para entender a vitalidade de certas narrativas e para superar as concepções hierarquizantes da sociedade em que vivemos.

Público-Alvo

Estudantes, pesquisadores, artistas, educadores e interessados em geral.

David Ribeiro

É doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi docente da rede municipal de São Paulo e educador do Museu Afro Brasil. Atualmente pesquisa sobre as relações entre as políticas culturais de patrimônio e a produção do conhecimento, especialmente junto a comunidades indígenas e quilombolas.

Data E Hora

Sáb., 10 de agosto de 2019

11:00 – 13:00 Horário Padrão de Brasília Horário Brasil (São Paulo)

Localização

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 –  Jardim Europa – São Paulo, SP 01446020

Mais informações e inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/palestra-quem-a-historia-paulista-celebra-tickets-65262825869?aff=efbevent&fbclid=IwAR19tl1bU-avZNkTOIskVA1B7X2-qF4wf6WwLrLpkzr-hVUg_tKXDjUZjd4

Sobre admin

Check Also

Diálogos no Museu da Cidade – A Cidade como Fonte de Investigação Criativa: desenho e fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *