Página inicial / Eventos / Palestra: Olhares que constroem coleções: reflexões sobre algumas bibliotecas particulares paulistas

Palestra: Olhares que constroem coleções: reflexões sobre algumas bibliotecas particulares paulistas

Clique na imagem para realizar sua inscrição

Tomando os colecionadores como eixo de análise, são apresentados resultados de estudo exploratório sobre duas bibliotecas particulares paulistas. A partir do conhecimento e experiência da equipe técnica das instituições, são combinados a biografia do colecionador, o conhecimento das instituições e o conhecimento do acervo. O primeiro dos olhares que constroem acervos é o do colecionador: assim são traçadas relações entre o acervo das bibliotecas e a vida de seus colecionadores, exemplificados no circuito da comunicação de Darnton. O segundo dos olhares é o do curador, que identifica e preserva os esquemas mentais e lógicos do colecionador, reconhece as relações entre documentos bibliográficos,documentais e objetos da instituição e promove o diálogo entre os objetos e coleções. O terceiro olhar considerado é o da instituição, apontando para a necessidade de somar experiências e iniciativas das diversas instituições no reconhecimento e preservação da memória de seus colecionadores e de suas bibliotecas. Finalmente, traz considerações para bibliotecas jurídicas e sugestões para a preservação de memória dos colecionadores no acervo.

Palestrantes

Ivani Di Grazia Costa

Foi Coordenadora da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand por 30 anos, onde foi responsável por todas as atividades desenvolvidas no departamento. Formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e pós-graduação lato sensu em Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER. Realizou diversos projetos na área de organização de arquivo histórico e fotográfico, banco de dados, vocabulário controlado e obras raras, além da curadoria nas várias exposições iconográficas e bibliográficas da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP.

Luciana Maria Napoleone

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Bibliotecária do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP (1994 a 1997), da Faculdade de Direito da USP (1997 a 2010) e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (2010 até o momento). Bibliotecária consultora em projetos da Biblioteca do MASP (2002 a 2015). Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região (2006-2008 e 2009-2011) e Diretora Técnica na atual gestão (2018-2020). Conselheira do Grupo de Documentação e Informação Jurídica de São Paulo – GIDJ/SP (2013-2014). Atualmente é Supervisora da Seção de Tratamento da Informação da Divisão de Biblioteca do TRF3. Coautora de trabalhos na área de biblioteca jurídica e biblioteca de artes.

Inscrições

Através do formulário, https://bit.ly/2KGC9We, ou por e-mail, crb8@crb8.org.br

Sobre admin

Check Also

Aula Magna: A importância dos livros numa época em que se valoriza a ignorância

Carga horária: 1h Presencial Data: 13 de fevereiro de 2019 – das 19h às 20h …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *