Página inicial / Notícias / Pais bauruenses mostram a importância da leitura para o relacionamento com os filhos

Pais bauruenses mostram a importância da leitura para o relacionamento com os filhos

Você já brincou com o seu filho hoje? Já conversou com ele e perguntou o que fez de legal na escola? Parece pouco, mas essas pequenas ações podem mudar o relacionamento com seu filho e ainda, de quebra, ajudar no desenvolvimento dele.

Segundo a psicóloga Márcia Rossi, reservar algum tempo para se passar com os filhos sempre valerão a pena! Ainda que muitos pais aleguem a falta de tempo, “o ideal é ter uma relação tranquila e sem culpa, usando o tempo que tem, por menor que seja, com qualidade e olhando nos olhos da criança quando fala. Isso pode ocorrer no caminho para a escola, na ida ao mercado, arrumando a mesa para o jantar, escolhendo um livro de história para ler antes de dormir”, ela afirma.

Estas pequenas atitudes fazem com que a criança desenvolva autoconfiança e autoestima. Passar um bom tempo com seu filho fará com que ele entenda que sempre pode contar com os pais. Além disso, as boas lembranças dessas brincadeiras e momentos em família ficarão registrados para sempre.

Alguns pais de Bauru já colocam em prática algumas ações para melhorar a conexão com os filhos e veem mudanças positivas no crescimento das crianças.

O exemplo vem de casa

Bruno Bernardes é pai de Lorena, de seis anos. Apesar da correria do dia a dia, já que possui dois empregos, ele não abre mão de passar um tempo com a filha.

“Para mim, o melhor caminho para um bom relacionamento com os filhos é ouvi-los e lhes dar muita atenção”, ele afirma.

O que eles mais gostam de fazer é assistir desenhos juntos e brincar! Além disso, Lorena é vidrada em livros. O pai da menina tem o costume de ler para a filha desde os primeiros meses de vida. Para ele, os livros são ferramentas preciosas para melhorar a conexão de pai e filho. “É lúdico, é divertido, é educativo, é tudo de bom!”, afirma.

A leitura também é uma das atividades favoritas de Raquel Mendes e de suas duas filhas, uma de três anos e outra com um ano e dez meses.

Segundo ela, a leitura traz uma troca de conhecimentos e descobertas entre os pais e seus filhos. Na hora de escolher uma atividade para fazer com a filhas, Raquel sempre leva em consideração um livro!

“As minhas filhas sempre adoraram e a escolhinha delas estimula muito a leitura também, com clube do livro, feiras de livro e eventos com autores e ilustradores. Mas, como qualquer coisa que se busca ensinar, o exemplo é sempre a ferramenta mais eficaz para estimular qualquer hábito. Se os pais leem muito, com certeza os filhos também lerão”, explica Raquel.

Mesmo com os problemas do dia a dia, Raquel confessa que é mesmo difícil de encontrar tempo para os filhos. Entretanto, para ela, deixar de dar atenção às crianças é perder uma oportunidade de criar vínculos afetivos e contribuir para uma melhor formação delas.

“Ao mesmo tempo acredito ser essencial que os pais busquem a própria felicidade e realização neste contexto, pois isso também é algo que se aprende através do exemplo.E, no fim das contas, essa é a responsabilidade de todo pai e mãe: possibilitar que os filhos aprendam a serem felizes e realizados. Então dar atenção de qualidade é importante, mas tem que haver equilíbrio”, finaliza.

Brinque, leia, aproveite!

Manter uma rotina com os filhos é importante, segundo a psicóloga Márcia. Além disso, é necessário que o convívio familiar não seja disputado com celulares e televisões. Por isso, ela dá dicas de como fortalecer a conexão com os pequenos:

  • Leve um desenho ao invés de um presente;
  • Faça um calendário do tempo que passará fora;
  • Olhe no olho do seu filho enquanto vocês conversam;
  • Demonstre estar atento;
  • Veja fotos de família;
  • Marque um encontro;
  • Sente no chão e convide seu filho para brincar;
  • Deixe bilhetes em lugares inusitados;
  • Diga para o seu filho o quanto ele importa;
  • Faça leitura para seus filhos.

Ela ainda ressalta que a prática frequente da leitura ajuda, não só no bom relacionamento, mas também no desenvolvimento do vocabulário.

“A leitura entre pais e filhos também é importante na promoção da motivação da criança, que tem consequências, em longo prazo, importantes para a sua vida adulta”, comenta a psicóloga.

Dando uma mãozinha aos pais

Consciente da importância de um bom relacionamento entre pais e filhos e, principalmente, da leitura no desenvolvimento da crianças, o McDonald’s promove a campanha “Ler e Brincar” no McLanche Feliz.

Na campanha, a lanchonete disponibiliza a opção de escolha entre um livro ilustrado com duas histórias da Turma da Mônica ou um brinquedo.

Essa é o sexto ano que o McDonald’s aposta na campanha “Ler e Brincar”. O primeira ano foi em 2013 e alcançou toda a América Latina. Até hoje, foram mais de 14 milhões de exemplares distribuídos.

Pensando em unir a leitura com a interatividade, o McDonald’s criou uma funcionalidade dentro do McDonald’s App que dá voz aos livros!

Com isso, ficou muito mais fácil estar em contato com as crianças!

Fonte: www.socialbauru.com.br

Sobre admin

Check Also

DECLARAÇÕES DE SIGNIFICÂNCIA

Nos arquivos não existem documentos raros, como ocorre nas bibliotecas e nos museus. O processo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *