Página inicial / Ciência da Informação / Comunicação Científica / Os quatro passos do Currículo Lattes – Bibliotecário Eduardo Graziosi Silva (EESC/USP)

Os quatro passos do Currículo Lattes – Bibliotecário Eduardo Graziosi Silva (EESC/USP)

Terceira Escola de Pesquisadores da USP São Carlos

A 3a Escola de Pesquisadores da USP aconteceu nos dias 12 e 13 de junho de 2019, no Auditório Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP.

O Evento tem com objetivo, desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no Estado-da-Arte.

A Escola é oferecida a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs, Técnicos de nível superior e Professores pesquisadores.

Resultados Esperados

Com a implementação da Escola de Pesquisadores, espera-se que os participantes possam otimizar suas potencialidades em pesquisa, no tocante à:

1) Elaboração de Projetos de pesquisa nacionais e internacionais com objetivos ousados, e implementação de pesquisa científica de alto nível, visando atuar no estado-da-arte. Tal abordagem é fundamental para promover avanços significativos e necessários na fronteira do conhecimento da área, e na captação de recursos.

2) Conhecer as Metodologias necessárias para Implementação da Pesquisa em cada área.

3) Conhecer os Aspectos de Ética em Pesquisa necessários ao bom desenvolvimento da Pesquisa.

4) Produção de artigos científicos internacionais de alto impacto, através de escrita apropriada e de alto impacto.

5) Criar a cultura de Proteção do conhecimento e escrita de patentes.

O evento é formatado para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo: Exatas/engenharias, Biológicas/biomédicas e Humanas/Sociais.

Como resultados, ressaltamos a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no Estado-da-Arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados.

O palestrante é Doutorando (2019) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília (2018). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus de São Carlos (2008). Atualmente é bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) onde atua como Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca “Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes”, e Docente na Content Mind, onde oferece o MOOC “CVLattes: como criar e manter atualizado?

Fonte: Escola de Pesquisadores Campus USP São Carlos

Sobre admin

Check Also

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *