Página inicial / Mercado Editorial / Editoras / Os muitos caminhos do editor independente

Os muitos caminhos do editor independente

PUBLISHNEWS

A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá

A PublishNewsTV dessa semana trouxe para as suas lentes Eduardo Lacerda, editor da Patuá. Há quase nove anos, Lacerda criou a editora que tornou a poesia possível no mercado editorial brasileiro a nomes não consagrados e poetas iniciantes e hoje é finalista dos mais importantes prêmios literários como o Oceanos, Jabuti, Prêmio São Paulo e Prêmio Rio de Literatura. “O trabalho é no dia a dia, o prêmio é uma consequência”, definiu.Na conversa que teve com André Argolo, Eduardo contou como construiu a editora que deve chegar ao fim do ano com 180 livros publicados, como ele teve que se adequar ao mercado e como enxerga o conceito de editora independente. “Eu ainda sou independente, tenho essa liberdade de criação, mas tenho muito mais responsabilidades e compromissos, dependo de gerenciar bem essa empresa e esse negócio”, contou explicando também sua política de não trabalhar com a maioria das livrarias. “O editor é um parceiro delas, elas não podem tratar como se fosse só um negócio. Não é só um negócio”, concluiu.

Como muitas vezes tudo tem que dar errado para dar certo, Lacerda contou também como o bordado ajudou a editora a encontrar seu caminho, os outros trabalhos que já passaram pela sua vida, como surgiu a ideia do Patuscada, bar da editora, a figura do poeta e os seus sonhos – para ele próprio e para o país –, também fizeram parte da conversa.

No nosso programa mais curto, Maju Alves e Leonardo Neto contam as primeiras novidades da Casa PublishNews 2020 e Talita Facchini resgata notícias do Prêmio Jabuti de dez anos atrás.

Fonte: PUBLISHNEWS

Sobre admin

Check Also

Avaliação da Biblioteca Universitária segundo os instrumentos do MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *