Página inicial / Fontes de Informação / Os diferentes formatos de livros digitais [EPUB, MOBI e AZW]

Os diferentes formatos de livros digitais [EPUB, MOBI e AZW]

Sua biblioteca ao alcance das mãos; o que significam e onde usar os diferentes formatos de livros digitais: EPUB, MOBI e AZW

Texto por Tatiana Vieira

Pensando em adquirir um dispositivo de leitura (e-reader) e carregar menos peso no dia a dia? Decidiu o dispositivo, mas ainda não conhece os diferentes formatos de livros digitais: EPUB, MOBI e AZW? Antes de realizar uma compra, leia neste artigo e faça a escolha certa, de acordo com o dispositivo ou uso desejado.

Os diferentes formatos de livros digitais EPUB, MOBI ou AZW (Imagem: Perfecto Capucine/Unsplash)

EPUB

EPUB é um padrão aberto para e-books do International Digital Publishing Forum (IDPF) e significa publicação eletrônica. O formato é um sucessor do antigo padrão Open eBook (OED) e ganhou popularidade como um formato de e-book baseado em XML independente de fornecedor.

Pode ser lido pelo Kobo eReader, dispositivos BlackBerry, aplicativo iBooks da Apple em execução em computadores Macintosh e dispositivos iOS, aplicativo Google Play Livros em execução em dispositivos Android e iOS, Barnes & Noble Nook, Amazon Kindle Fire, Sony Reader, BeBook, Bookeen Cybook Gen3 (com firmware v2 e superior), Adobe Digital Editions, Lexcycle Stanza, FBReader, PocketBook eReader, Aldiko, o complemento do Mozilla Firefox EPUBReader, Lucifox, Okular e outros aplicativos de leitura.

Adobe Digital Editions usa o formato .epub para seus e-books, com proteção de gerenciamento de direitos digitais (DRM) fornecida por meio de seu mecanismo ADEPT proprietário. A estrutura ADEPT e os scripts foram submetidos a engenharia reversa para contornar este sistema DRM.

Existem dois tipos de EPUBs: Relowable e Install-Layout.

O Reflow-enabled EPUB é o formato usado no romance comum. Eles são chamados de “fluidos” porque não estão vinculados a um número de página específico – o texto flui por quantas páginas forem necessárias. Se você aumentar o tamanho da fonte de um EPUB otimizado, menos palavras aparecerão na tela. Portanto, é claro que o livro tem mais páginas.

O Fixed-layout EPUB é exatamente o que parece. O livro é estático, como um arquivo PDF. Tudo é definido em uma posição específica: texto, imagens, áudio, etc. Nada se move e o texto não pode ser redimensionado, portanto, esses arquivos EPUB podem ter números de página no cabeçalho ou rodapé. Um livro infantil ilustrativo, por exemplo.

Leia matéria completa publicada pelo Tecnoblog e conheça mais sobre os formatos: MOBI e AZW

Sobre admin

Check Also

Campanha de conciliação 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *