Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / Oficina na FESPSP discute o patrimônio bibliográfico na prática

Oficina na FESPSP discute o patrimônio bibliográfico na prática

Texto da Comissão de Patrimônio Bibliográfico e Documental do CRB-8

A Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP sediou duas oficinas de patrimônio bibliográfico em 13 de março, integrantes da programação da Semana de Biblioteconomia da FESPSP no ano de 2020. A Oficina de Patrimônio Bibliográfico é o resultado da aproximação do Conselho com Faculdades e Escolas de Biblioteconomia num esforço de internalizar junto aos estudantes, corpo docentes e de profissionais da instituição a consciência do valor e importância do patrimônio bibliográfico e documental.

A organização do evento foi conjunta incluindo os bibliotecários da instituição, docentes e os membros da Comissão Temporária de Patrimônio Bibliográfico e Documental do CRB-8. A organização conjunta é um aspecto essencial para a concretização de uma das atribuições da Comissão: “Intensificar, mapear e incentivar o ensino de disciplinas e práticas que busquem abordar o patrimônio histórico, bibliográfico e documental nas Faculdades e Escolas de Biblioteconomia” (Portaria CRB-8 nº 11/2018).

Os fiscais do CRB-8, Ilsom José Lourenço e Ruth Nunes participaram da Oficina da manhã. Sua presença foi muito importante para a aproximação das duas Comissões, seja para conhecimento dos fiscais do trabalho realizado pela Comissão, seja para que os conhecimentos discutidos nas oficinas possam ser utilizados nas visitas e atendimentos, ou ainda para que os fiscais tragam para a Comissão as ações de fiscalização na área de patrimônio bibliográfico e documental.

Cada oficina consistiu de três momentos: iniciando com um momento de apresentação de conceitos e reflexões, passando para o trabalho prático em grupos e finalizando com apresentação de análise dos grupos, comentários de docentes e conselheiras e encerramento. A apresentação teve início com a fala da Profa. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli, docente da FESPSPP, abrindo a oficina e dando boas-vindas. Na sequência, os bibliotecários da FESPSP fizeram a apresentação da Biblioteca com destaque para o acervo histórico, a bibliotecária Marina Pereira Santos Araújo pela manhã e o bibliotecário Winderson Jesus Gomes à noite. Destaque para trecho do memorial de formação da biblioteca da Fundação, de 1935, referindo-se à aquisição de obras não existentes em outras bibliotecas públicas para aumentar o “patrimônio bibliographico”. Dando continuidade, a conselheira Luciana Napoleone fez uma apresentação do trabalho da Comissão, de conceitos do patrimônio bibliográfico e documental e de aspectos da atuação do profissional, com apoio das conselheiras presentes, Maria da Conceição Gomes Bernardo, Maria Lucia Beffa e Rosaelena Scarpeline. Finalizando o momento de apresentação na parte da manhã, a Profa. Fernanda Brito, docente FESPSP na área de conservação, apresentou documentos da FESPSP que receberam tratamento, discutindo as escolhas técnicas feitas e relacionando com a bibliografia material.

Passou-se ao momento-chave da oficina, o trabalho prático de análise dos livros previamente selecionados e separados pelos bibliotecários, a partir dos conceitos e observações apresentados. Acomodados nas mesas da biblioteca, os participantes receberam alguns dos livros, assim como luvas e máscaras. As conselheiras, docentes e bibliotecários ficaram à disposição dos participantes para perguntas e orientações. Cada grupo foi convidado a apresentar o resultado de sua análise e impressões, comentados pelas professoras, bibliotecários e conselheiras.

As conselheiras observaram uma reação bastante positiva dos participantes nos dois períodos. A Profa. Isabel e a Profa. Fernanda, e os bibliotecários Marina e Winderson foram igualmente receptivos e entusiasmados com a experiência da Oficina desde sua organização. A sinergia entre a proposta da Comissão e o trabalho e interesses da FESPSP foram decisivos para o sucesso das oficinas. E ainda mais traduzem a necessidade de incorporação destes conceitos e práticas na formação e atuação do bibliotecário.

Estava prevista uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo na segunda-feira seguinte, 16/03, incluindo o painel com a Profa. Maria das Mercês Apóstolo, a conselheira Rosaelena Scarpeline e mediação da Profa. Isabel Ayres. O conteúdo planejado para o painel, comporia a ampliação e aprofundamento das discussões levantadas na Oficina. Infelizmente, em virtude da pandemia do Coronavírus, a cerimônia foi cancelada. Diante do sucesso da iniciativa, a ideia do painel deverá ser retomada de outra forma no momento oportuno.

Mais sobre a Oficina

Semana de Biblioteconomia terá oficina sobre patrimônio bibliográfico

Sobre admin

Check Also

DO BALCÃO DA BIBLIOTECA À BANCADA DO PARLAMENTO

A participação de profissionais da biblioteconomia na política partidária no Brasil Texto por Carlos Wellington …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *