Página inicial / Eventos / OFICINA Conservação de acervos: gestão de mudanças

OFICINA Conservação de acervos: gestão de mudanças

A oficina é uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, o Museu Paulista e o Museu de Arte Contemporânea da USP que busca compartilhar com outros profissionais e pesquisadores as experiências de mudanças de acervos com suporte em papel através de relatos, documentação produzida, bibliografia consultada e exercícios práticos.

Essa iniciativa apresenta os processos de conservação praticados na transferência dos acervos documentais e iconográficos do MP e do MAC para as novas reservas técnicas, desenvolvimento de ações de gestão e conservação em grande escala antes, durante e depois do transporte desses acervos.

IMPORTANTE: cadastro da pré-inscrição até 15 de julho de 2018 (https://goo.gl/VfEUB9).

PROGRAMA

AULA 1. Terça, 24 de julho, das 10h às 17h
Local: Centro de Preservação Cultural da USP, Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista
A experiência do Museu Paulista: apresentação do projeto realizado, o diagnóstico de conservação, planejamento e contratação de serviços especializados.

AULA 2. Quarta, 25 de julho, das 10h às 17h
Local: Centro de Preservação Cultural da USP, Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista
A experiência do Museu Paulista: preparação de acervo, plano e processo de ocupação.

AULA 3. Quinta, 26 de julho, das 10h às 17h
Local: Museu Paulista da USP, Rua Xavier Curado, 25 – Ipiranga
A experiência do Museu Paulista: visita ao Museu, demonstrações de materiais e exercícios práticos de embalagens e documentação.

AULA 4. Sexta, 27 de julho, das 14h às 17h
Local: Museu de Arte Contemporânea, Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
Visita ao MAC e as particularidades da experiência do Museu de Arte Contemporânea, com apresentação dos materiais e embalagens para transporte e acondicionamento utilizados.

INSCRIÇÕES

Os interessados devem preencher formulário de pré-inscrição no endereço https://goo.gl/VfEUB9. O cadastro da pré-inscrição não garante a vaga na oficina. A confirmação ou não da participação ocorrerá até o dia 18 de julho.

Critérios de seleção: por ordem de inscrição, vínculo institucional e justificativa de participação. ​​Profissionais de museus e gestores de acervos terão prioridade.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Carga horária mínima de 17h para aprovação do aluno.

REALIZAÇÃO

Centro de Preservação Cultural da USP
Museu Paulista da USP
Museu de Arte Contemporânea da USP

Sobre admin

Check Also

VIII ENEGI – Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação

2 comentários

  1. Maria Theodora da Câmara Falcão Barbosa

    Bom dia, gostaria de saber se fui aprovada para o curso. Agradeço, Theodora

    • Prezada Maria Theodora,
      Conforme informações do post do evento, a confirmação ou não de sua participação ocorrerá até o dia 18 de julho.
      At.,
      CRB-8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *