Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Universitárias / O que fazer quando a biblioteca está fechada

O que fazer quando a biblioteca está fechada

Acontece na Biblioteca da ECA

Biblioteca fechada

A Biblioteca da ECA está fechada desde o dia 17 de março, devido ao agravamento da pandemia COVID-19 e consequente suspensão das aulas na USP. Todos os empréstimos tiveram sua data de devolução adiada para dia 22 de abril, exceto aqueles que já estavam atrasados antes do dia 16 de março.

Desde o dia 23 de março, por questões de segurança, estamos pedindo aos nossos usuários que suspendam o uso  da nossa caixa de devoluções 24 horas e aguardem a reabertura da Biblioteca da ECA para devolver material que estiver em seu poder. Não haverá punições por atraso referentes aos dias em que a Biblioteca estiver fechada. Atrasos anteriores serão considerados, para efeito de suspensão, apenas até o dia 16 de março deste ano.

Os funcionários estão trabalhando em casa e atenderão, na medida do possível, às questões enviadas pela comunidade por e-mail. Estamos divulgando informações, pelas redes sociais, sobre acesso a recursos online. Nosso e-mail: ecabiblioteca@usp.br.

Se necessário, enviaremos novas edições especiais deste boletim.

Esperamos nos reencontrar em breve!

Acesso a recursos online

A USP coloca à disposição da comunidade muitos recursos online para pesquisa acadêmica. Alguns são de acesso aberto, outros são assinaturas só disponíveis para quem é da USP. Os principais são:

Teses e dissertações – acesso aberto
Produção Intelectual de docentes – acesso aberto
Portal de Revistas USP – acesso aberto
Portal de Livros Abertos da USP – acesso aberto
Revistas Eletrônicas – acesso USP
Bases de dados – acesso USP

Como acessar?

Teses e dissertações

Todas as teses e dissertações defendidas na USP estão cadastradas no Dédalus, o Banco de Dados Bibliográficos da USP. As que foram defendidas a partir de meados dos anos 2000, aproximadamente, estão disponíveis online. O link “Clicar sobre o botão para acesso ao texto” remete à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. É só e baixar o pdf. O acesso aberto para público em geral.

Produção Intelectual de Docentes da USP

Toda a produção dos docentes e técnicos da Universidade de São Paulo está cadastrada em seu repositório institucional. São artigos, livros, capítulos de livros etc. Em alguns casos pode não ser possível acessar o texto completo da produção – livros publicados por editoras comerciais e artigos em revistas que a USP não assina, por exemplo – mas há muito conteúdo disponível em acesso aberto.

Portal de Revistas USP

A USP publica 191 revistas acadêmicas, todas de acesso aberto. Os artigos podem ser localizados por autor, título e palavra-chave, neste link.

Portal de Livros Abertos da USP

Livros acadêmicos e formato digital de autoria de professores e funcionários da USP. Neste link.

Revistas Eletrônicas

Este portal reúne todas as revistas eletrônicas assinadas pela USP e pela CAPES, às quais também temos acesso. O portal serve para localizarmos revistas como um todo. Se quisermos saber, por exemplo, se temos acesso à revista Art in America, basta fazer a busca por esse título. Para localizar artigos de revistas, é necessário usar outras ferramentas, que apresentaremos a seguir. Importante: revistas de acesso fechado só podem ser consultadas nos computadores da USP ou por usuários conectados ao VPN da USP.

Bases de dados

Temos acesso, atualmente, a 248 bases de dados para busca de artigos de revistas acadêmicas internacionais, além de outros conteúdos igualmente interessantes. Entrando nessas bases podemos localizar artigos por assunto, título, autor etc. Muitas delas já dão acesso ao texto completo em pdf.  Destacamos aqui as bases mais interessantes para as áreas da ECA, mas convidamos nossos leitores a explorarem o recurso e descobrirem outras.

Importante: bases de dados de acesso fechado só podem ser consultadas nos computadores da USP ou por usuários conectados ao VPN da Universidade. E atenção:os links da lista acima nem sempre remetem diretamente às bases, mas à página a AGUIA (antigo SIBi) onde está a lista de bases de dados.

Portal de Busca Integrada

Um jeito simples de buscar em todos (ou quase todos) os recursos simultaneamente é a Busca Integrada da USP. Trata-se de um sistema pelo qual podemos localizar as teses, a produção intelectual dos docentes, os artigos das revistas publicadas pela USP e boa parte do conteúdo das revistas eletrônicas assinadas pela USP e CAPES. Além de buscar o mesmo conteúdo do Dédalus (livros e outros documentos físicos das bibliotecas da USP). Uma busca por Leonardo da Vinci, por exemplo, vai localizar 263 itens nos acervos físicos da USP, mais de 13.000 artigos de revistas. Há muito material disponível online, tanto de acesso aberto quanto de acesso restrito à USP ou usuários do VPN.

Mais informações sobre essa ferramenta neste post.

VPN USP

É uma rede privada, exclusiva para membros da comunidade USP, que dá acesso via internet a todos os recursos assinados pela USP e pela CAPES. Basta instalar um programa em seu computador pessoal e terá acesso remoto aos mesmos conteúdos que acessa pelos computadores da USP. Instruções de instalação aqui.

Fonte: Biblioteca da ECA

Sobre admin

Check Also

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *