Página inicial / Mercado Editorial / O QUE É COPYWRITING E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NO MERCADO EDITORIAL?

O QUE É COPYWRITING E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NO MERCADO EDITORIAL?

Texto por Laura Brand

Copywriting, também conhecido como escrita persuasiva, é a técnica e o campo de atuação no qual são produzidos conteúdos e materiais de marketing com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação. Alguns exemplos: receber uma oferta, assinar uma newsletter, conferir um conteúdo, comprar um produto.

O produto do copywriting é o Copy, um tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor sobre a marca ou produto e persuadir uma pessoa, um grupo ou um potencial cliente. Um leitor. É sobre mostrar o ouro, sobre destacar os benefícios, qualidades e diferenciais como uma forma de engajar o público.

Mas como isso se relaciona ao mercado editorial?

A busca por acessibilidade rápida e eficiente é percebida em diferentes áreas, incluindo a indústria do livro. O crescimento brasileiro nas vendas de ebooks e audiobooks reflete a busca por formatos para além do livro físico e mostram o interesse em diferentes formas de consumo de conteúdos literários. Para o leitor que não terá acesso ao visual das livrarias, às estantes perfeitamente organizadas e planejadas, aos totens publicitários e toda a experiência que uma visita física a uma livraria pode proporcionar, é importante que as editoras recorram ao ambiente virtual para vender seus livros e é aí que o Copywriting se faz necessário. E o momento de pandemia mostra isso da forma mais explícita possível.

O Copy pode se mostrar em chamadas em redes sociais das editoras e livrarias, em banners promocionais nos sites das mesmas, em blog posts das editoras, em materiais ricos fornecidos por ambas, entrevistas, artigos e todo tipo de conteúdo que se pode produzir com o objetivo de fazer o livro chegar às pessoas. E, em meio a uma gigante que se destaca cada vez mais por sua expressividade na venda e distribuição dos livros, é imprescindível que as editoras pensem nos textos que venderão os livros. Seja nos sites de terceiros ou no site delas próprias. E é justamente aqui que entra um bom Copy.

Acesse a matéria completa publicada pela Nostalgia Cinza e entenda a importância do copywriting ou da escrita persuasiva no contexto do mercado editorial. 

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *