Página inicial / Notícias / O papel social das bibliotecas

O papel social das bibliotecas

REDACAO

A Biblioteca pública transformou-se nestas últimas décadas. De um espaço de silêncio quase absoluto, onde o estudo e a quietude reinavam, criou-se um local aprazível, de convívio, de partilhas e de aprendizagens diversas

A biblioteca pública possibilita o acesso gratuito à Cultura

Biblioteca Pública transformou-se nestas últimas décadas. De um espaço de silêncio quase absoluto, onde o estudo e a quietude reinavam, criou-se um local aprazível, de convívio, de partilhas e de aprendizagens diversas.Atualmente, a biblioteca pública assume, cada vez mais, o seu lugar na comunidade que a integra, procurando desenvolver estratégias junto da mesma. Para o efeito, oferece novas ferramentas e apresenta novos horizontes aos seus leitores. Hoje a biblioteca pública tornou-se num organismo vivo que alargou os seus limites de atuação, saindo fora de portas. Procura ir ao encontro de grupos específicos ou de contextos particulares, como os hospitais, as prisões, os lares, com novos projetos e iniciativas com o propósito de incluir todas as franjas da comunidade.

Intermediária entre escolas e comunidade, cria pontes entre públicos de várias faixas etárias, como por exemplo os encontros entre as crianças e os séniores. Também inclui espaços de encontro de culturas, em especial nas comunidades que possuem um número significativo de nacionalidades distintas, na tentativa de aproximar e incluir estes novos utilizadores na comunidade que os recebem.

No que respeita à Cultura, possibilita o acesso gratuito à mesma, nas suas mais variadas formas e, acima de tudo, acolhe o diálogo entre várias manifestações artísticas. Confere ainda um palco privilegiado na abordagem de temáticas sensíveis, pertinentes e atuais, convidando o grande público ou grupos específicos a participarem e, por vezes, encontrarem possíveis soluções a problemáticas emergentes da sociedade.

Sem esquecer que o Livro e a Promoção da Leitura constituem fundamentalmente parte da missão de uma biblioteca pública, esta congrega em si informação disponível ao público. No século XXI, este papel não se resume apenas a transmitir essa informação, mas a torná-la útil para o seu utilizador, transformando-se, deste modo, em conhecimento.

Seja na utilização de novas tecnologias disponíveis a todos, seja no acesso livre ao Livro, ou nas áreas da Cultura, do Lazer ou do Conhecimento, dentro ou fora de portas, a Biblioteca Pública deve ser vista, hoje, como um agente importante no seio de uma comunidade, cuja vertente social foi sendo integrada, configurando uma nova roupagem e novas linhas orientadoras deste organismo.

Ana Miguel e Inês Colaço

(Biblioteca Municipal Lídia Jorge – Albufeira)

Fonte: Postal

Sobre admin

Check Also

Diretrizes para formular políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da Agenda 2030

Texto por Everton da Silva Camillo Ao longo das últimas décadas, muitas foram as nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *