Página inicial / Competência Informacional / O papel do bibliotecário no combate às notícias falsas

O papel do bibliotecário no combate às notícias falsas

O bibliotecário pode não ser o responsável por produzir notícias, mas tem papel fundamental no combate às Fake News como profissional de gestão da informação

Qual a melhor maneira de combater a disseminação de informação falsa? Conhecimento. Não há dúvidas de que o acesso ao conhecimento seja o melhor caminho para vencer as tentativas de desinformação pelas quais esbarramos em nosso dia a dia. Neste sentido, o bibliotecário atua como um educador, que vai ensinar às pessoas, principalmente aos jovens e estudantes, o modo correto de adquirir informação de qualidade, proveniente de fontes seguras – sempre que possível com embasamento científico. E indo além de explicar como ter acesso às informações, irá ensinar também como interpretá-las de modo crítico e divulgá-las com ética.

Competência informacional

Este nome um pouco diferente é dado ao ato de ensinar os meios mais seguros de captar e disseminar informação. Além disso, com fazê-lo de forma ética, com clareza e imparcialidade. Segundo Campello (2013), acessar, avaliar e usar a informação são os critérios para se formar a competência informacional. Inclui-se ainda a aprendizagem independente, também conhecida como aprendizagem ativa, e a responsabilidade social. Se este conceito já não é novo, a ideia de que ele é uma boa saída para enfrentar as notícias falsas é novidade.

Com o aumento do consumo de conteúdo nas mídias digitais e com a facilidade em que ela se espalha por estes meios, a disseminação de notícias falsas ganhou força nos últimos anos. As três últimas eleições, por exemplo, foram marcadas por pedidos de retratação devido à propagação de inverdades em plataformas digitais diversas, como microblogs e aplicativos de mensagens. E aí entra o papel fundamental do profissional de informação, como o bibliotecário, que tem em mãos o poder de disseminar a competência informacional.

Leia a matéria completa publicada pela SophiA

Sobre admin

Check Also

Comunicado Anuidade Pessoa Física 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *