Página inicial / Literatura / O legado de J.R.R. Tolkien na cultura e sua literatura fantástica

O legado de J.R.R. Tolkien na cultura e sua literatura fantástica

J.R.R. Tolkien é uma referência na literatura fantástica. | Foto: Reprodução.

Texto por Guilherme Schanner

Não é exagero dizer que J.R.R. Tolkien é a maior referência para a literatura fantástica. Além de suas obras terem atraído milhares de fãs pelo o mundo inteiro, também é a base para toda a fantasia moderna, seja pela a história de aventura em um mundo mágico, a presença de seres encantados, como elfos e anões, ou pela sutileza poética em sua narrativa.

A obra mais reconhecida de Tolkien, O Senhor dos Anéis, conta a história de Frodo Bolseiro, um hobbit que recebeu a missão de destruir o Um Anel para derrotar Sauron, o Senhor do Escuro. Ao longo de sua jornada, Frodo e seus amigos passam por perigos e desafios até a conclusão da aventura.

Esse tipo de história inspirou na criação de muitas outras desse gênero, como a saga de Harry Potter, de J.K. Rowling, ou As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Embora a narrativa de cada um seja distinta, ambas contêm em seus respectivos mundos os aspectos de magia e de aventura. A própria autora J.K. Rowling afirmou isso:

Penso que, se deixarmos de lado o fato de que os livros falam de dragões, varinhas mágicas e magos, os livros de Harry Potter são muito diferentes, especialmente no tom. Tolkien criou toda uma mitologia. Não penso que alguém possa dizer que eu tenha feito isso.

Leia a matéria completa publicada pelo Fala Universidades e compreenda a importância de J.R.R. Tolkien para a literatura fantástica.

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *