Página inicial / Leitura / O incentivo à leitura e escrita para alunos especiais

O incentivo à leitura e escrita para alunos especiais

Professores e mães de estudantes da região de Campinas relatam as iniciativas para vencer os obstáculos da aprendizagem e os resultados positivos que são alcançados

EPTV na Escola 2020 com o tema “A tecnologia que melhora o mundo, melhora mesmo a minha vida?”: estímulo a leitura e escrita de todos. — Foto: iStock

O número de alunos com necessidades especiais estudando em escolas regulares vem aumentando ano a ano. Dados do Censo Escolar 2018, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que entre 2014 e 2018, o Brasil registrou um aumento de 33,2% no número de matrículas desses estudantes. Em 2014, eram 886.815 alunos com deficiência, altas habilidades ou transtornos globais do desenvolvimento. Já em 2018, o total saltou para 1,2 milhão de alunos.

A educação inclusiva, que é quando alunos portadores ou não de necessidades especiais dividem a mesma classe, acolhe e revela o potencial de crianças e jovens que precisam de adaptações para que a aprendizagem possa funcionar e gerar maior autonomia.

“A alfabetização, a leitura e a escrita são os pontos mais desejados”, afirma Maibi Mascarenhas, coordenadora de pós-graduação em educação inclusiva no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Ela explica que os alunos podem precisar de um tempo maior para a realização das atividades, de recursos específicos, textos mais objetivos, ferramentas complementares, como o apoio de imagens, músicas, atividades lúdicas, apresentação de materiais concretos, como o próprio livro, painéis e brincadeiras. Cabe à gestão da escola oferecer isso a eles.

“Uma dica muito importante é utilizar assuntos que eles gostem para atraí-los. A repetição de informações também os ajuda a fixar o conteúdo e a aumentar o interesse pela leitura e pela produção de texto”, diz.

Leia a matéria completa publicada pelo EPTV

Sobre admin

Check Also

Eleições 2020 CRB8 – Chapa 1 Informar.É

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *