Projeto é uma parceria entre a Unifesp e a SP Leituras
No mês dedicado à leitura e literatura, o site Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da atuação do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) – Campus Guarulhos, e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, entra no ar. O conteúdo traz um cardápio variado de textos, dissertações, críticas, entrevistas e podcasts sobre o tema, tendo como base o acervo de obras contemporâneas e as programações culturais da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). A BSP e a BVL são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização SP Leituras, eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores ONGs do Brasil.
O projeto contempla ainda um conjunto diferenciado de obras sobre Literatura Brasileira Contemporânea no século XXI disponíveis na BSP e na BVL, além de ações de mediação e formação, como oficinas de criação e crítica, em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Em razão do Dia da Leitura e da Literatura, comemorado em 12 de outubro, o site inclui, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas “Literatura Esporte Clube”, “Mulheres na Literatura” e “Literatura pode ser cura?”.
“Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.
Leia a matéria completa publicada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)