Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

CRB15 - Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região

Notícias/Novidades

29/03/2016 - CRB-8 promove celebra Dia do Bibliotecário com reflexões e novo olhar sobre a profissão

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, o CRB-8 reuniu mais de 250 pessoas no auditório da UNIFAI no último dia 18 de março para celebrar. O evento começou com um discurso da presidente da 17ª gestão, Carli Cordeiro, agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância de rever e atualizar as práticas da profissão. Carli enfatizou ainda o sentimento que norteia essa gestão, que é de amor e respeito aos mais de 5 mil bibliotecários que atuam em São Paulo. E finalizou falando dos desafios da profissão e do CRB-8 para 2016, que será um ano de inovações tecnológicas e de ampliar as parcerias feitas pelo Conselho. “As bibliotecas podem assegurar um lugar no futuro de cada cidadão e nós temos a missão de fazer desse espaço um lugar diferente, que promova uma experiência única”, comentou.

Em seguida, Rogério Neves, coordenador do curso de biblioteconomia da UNIFAI falou sobre a importância de aproximar os estudantes dos profissionais que já atuam na área a fim de compartilhar experiência e facilitar o caminho de entrada no mercado de trabalho.

E então começaram os ciclos de palestras da noite, com o tema: Design Thinking – novas abordagens para tomadas de ações biblioteconômicas. Os convidados foram Diovani Casarotto, Juliana Macedo, Camila Rodrigues e Paula Azevedo. Diovani e Juliana são design thinkers e atuam com esta ferramenta, contaram ao público um pouco dos conceitos e qual o passo a passo para ter um olhar inovador. Deram exemplos e mostraram que a empatia é fundamental no processo, ou seja, se colocar no lugar do outro, vivenciar a experiência no papel de usuário faz toda a diferença na hora de implementar mudanças. Mostraram ainda que sim, é possível aplicar o design thinking em qualquer área do conhecimento, desde que o direcionamento do negócio seja focado no usuário, no caso do leitor que visita as bibliotecas. E que estas mudanças podem começar simples e pequenas, sem grandes investimentos, mas que o segredo é ter esse olhar treinado para o aprimoramento, para a inovação.

Paula Azevedo contou sobre sua experiência no Centro Independente de Cultura Alternativa e Social (Cicas). Lá, com um grande grupo de voluntários, criou uma biblioteca muito inspirada pelo design thinking, ou seja, pegou seus conceitos de biblioteconomia e os adaptou àquela realidade e à experiência dos usuários. Ela contou sobre o processo de criação, em que cada participante deu sua opinião, mostrando que, às vezes, para criar o novo, não precisa “reinventar a roda”, mas sim ter um novo olhar aos princípios básicos. A biblioteca do Cicas é multidisciplinar, muito pautada pelos temas de interesse dos usuários. O grande segredo, segundo Paula, é não ter medo de errar, ou seja, mais importante do que acertar sempre, é fazer algo, que poderá ser ajustado ao longo do caminho.

Camila Rodrigues, sócia da Humanará, pegou o gancho de Paula e falou sobre a importância de se colocar no lugar do outro, levando toda a plateia a refletir sobre a sua prática. Camila falou ainda das relações humanas e de como é válido co-criar, ou seja, considerar outras opiniões em suas iniciativas.

Renovados e cheios de ideias, os participantes então aproveitaram a apresentação da banda Country Road, com melodias cheias de nostalgia e boas lembranças e por fim confraternizaram em um coquetel.

Laura Helena, 17 anos, aluna do curso Técnicas de Biblioteconomia da ETEC, disse que gostou muito de participar do evento, que foi enriquecedor. “Ampliou meu olhar sobre a atuação de um bibliotecário, percebi que posso fazer muito mais do que eu imaginava”.

Tatiana Ishikuwa, bibliotecária do Senai, também elogiou o evento. “É muito elucidativo, nos lembra de refletirmos sobre nossa prática. Aqui temos um primeiro contato e ficamos com a tarefa de pesquisar”.

Ao final, o sentimento geral dos participantes foi de reflexão e de energias renovadas para uma atuação mais participativa e inovadora!

Confira as fotos do evento no Picasa: https://goo.gl/b6qONU  




Notícias Arquivadas




Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - 8ª Região
Rua Maracajú, 58 – Vila Mariana CEP: 04013-020 – São Paulo – SP
Tel.: / Fax.: 55 11 5082-1404 - E-mail: crb8@crb8.org.br
Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h