Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Normalização Bibliográfica: um Campo Promissor para o Bibliotecário

Normalização Bibliográfica: um Campo Promissor para o Bibliotecário

O mercado de trabalho, nos dias atuais, tem se caracterizado por constantes mudanças e instabilidades, sobretudo com as transformações sociais oriundas do uso das tecnologias digitais. Embora essas transformações, em muitos casos, têm promovido a diminuição da empregabilidade e até mesmo o desaparecimento de muitas ocupações, evidencia-se a redefinição de novas formas de trabalho, de modo que, a cada momento, expande-se a atuação profissional para além dos fazeres e espaços tidos como tradicionais.

Formação profissional

A formação profissional interdisciplinar adquirida ao longo da trajetória

acadêmica tem proporcionado a definição de profissionais com múltiplas competências, de modo que a atuação no mercado de trabalho desses profissionais, em muitos casos, tende a extravasar os fazeres e os espaços de ocupação tidos como tradicionais. Está inserido nesse contexto, o bibliotecário, para quem, sua prática tem se estendido a diversos campos de atuação, não se limitando, tão somente, à prática de organização de acervos, comumente realizada em bibliotecas e centros de documentação.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho da atualidade tem viabilizado novas oportunidades de trabalho, pois o bibliotecário além de atuar nas unidades de informação “[..] pode também atuar em outros campos, como no ramo cultural, como na gestão da informação em organizações e ainda, pode atuar em ambiente web […]” (SANTAANNA, PEREIRA, 2014, p. 163). Dentre os inúmeros segmentos de mercado, destaca-se a atividade de normalização, em que o bibliotecário constitui um profissional competente para realização da normalização bibliográfica (SANTA ANNA, 2017), podendo atuar de forma independente, por meio da parceria com outros profissionais, formando grupos de normalizadores. (SANTOS; SAMPAIO, 2014).

Acesse a matéria completa publicada pelo Portal do Bibliotecário e saiba mais sobre esse campo promissor para o Bibliotecário.

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *