Página inicial / Notícias / Museus vão ficar abertos até meia-noite no aniversário de SP

Museus vão ficar abertos até meia-noite no aniversário de SP

Além dos museus, outros espaços recebem programação especial no aniversário de São Paulo; na foto: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Por: Redação

Além dos museus, atividades nos parques estaduais e outros eventos marcam as comemorações dos 465 anos de São Paulo

Para comemorar o aniversário de São Paulo, o Governo do Estado realiza diversas ações culturais e de lazer em museus, parques e diversos equipamentos culturais espalhados pela capital. As estações Sé, República e São Paulo-Morumbi também contam com exposições especiais e diversas atividades movimentam os parques estaduais por todo o fim de semana. Vai ter rolê pra todo mundo no feriadão!

Museus

Nos museus, o público conta com uma boa notícia: eles vão ampliar o horário de funcionamento no feriado e estarão abertos para visitação até meia-noite, com programação especial e atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade.

foto da casa das rosas tirada de seu jardim

Casa das Rosas está na lista dos museus que ficam abertos até meia-noite durante o aniversário de São Paulo

Entre os que ficam abertos até mais tarde, estão o Museu da Imagem e do Som – MIS, que recebe um evento pré-Carnaval no dia 25, das 11h à meia-noite com três blocos de rua – um deles voltado para crianças – comandando a festa com muita música; o Museu Catavento recebe o “Espetáculo de Mágicas”, que mistura ilusionismo com química e física; e a Casa das Rosas, que vai convidar os visitantes para um café da manhã e conversa sobre a relação de Haroldo de Campos e o romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade.

A programação e a relação dos museus com horário estendido, você confere aqui.

Bibliotecas

As bibliotecas manterão os programas permanentes e especiais, divididos por faixa etária. Não é preciso inscrição antecipada e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

No dia do aniversário da cidade, a Biblioteca do Parque Villa Lobos recebe o “Hora do Conto da BVL”, momento de contação de histórias que aguçam o hábito da leitura e da imaginação da criançada, com o conto de Iracema Cerdán Galvez “Um passeio pela cidade de São Paulo”, interpretado pelo Tricotando Palavras.

biblioteca villa-lobos por denro

Biblioteca Parque Villa-Lobos tem programação especial no aniversário de SP

A Cia. LaMínima também se apresenta na BVL para a criançada com o espetáculo Radio Varieté, em que três palhaços montam uma parafernália tecnológica aparentemente obsoleta que vai se transformar em um estúdio de rádio-circo-teatro e apresentar atrações jornalísticas dramático-musicais, em uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio. O visitante também pode frequentar a Sala de Videogames, das 9h30 às 18h30.

Toda a programação das bibliotecas, você confere aqui.

Orquestra e dança

Ainda no dia 25, acontece a performance da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), no Espaço Cultural Porto Seguro.  Já no domingo, dia 27, a Orquestra Jazz Sinfônica apresenta, na Sala São Paulo, o Concerto em comemoração ao Aniversário da Cidade de São Paulo, com repertório de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Dominguinhos e Gilberto Gil, entre outros.

Cena do espetáculo sechs tanze da são paulo companhia de dança

Crédito: Wilian AguiarSão Paulo Companhia de Dança se apresenta no Espaço Porto Seguro

Confira mais informações neste link.

Parques Estaduais

Para curtir o feriado do aniversário da cidade, os parques estaduais oferecem diversas atividades também!

O Parque Villa-Lobos apresenta o “Verão Cartoon Network 2019” e, entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro, conta com um parque de diversões com a temática do canal infantil com brinquedos de diversos tipos relativos ao verão, como tirolesa, piscina de bolinhas, parede de escalada, cama elástica, tobogã, além de atrações artísticas com os personagens do canal.

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, o Parque Candido Portinari (anexo ao Villa-Lobos) recebe o Família no Parque, projeto recreativo com atividades interativas para crianças como jogos, brincadeiras, áreas kids e atividades especiais.

garoto fazendo acrobacias no bungee trampolim

Crédito: divulgaçãoBungee trampolim é uma das atrações no feriado do Família no Parque

No Parque Dr. Fernando Costa, é o “Festival de Verão com Festa do Sorvete” que toma conta! A feira de gastronomia apresenta produtos relacionados ao sorvete, além de exposição e venda de artesanato e apresentações musicais regionais e também infantis. No dia, rola também atividades recreativas para crianças por meio de brinquedos infláveis, com cobrança de ingresso pelo proponente.

Mais informações sobre os parques podem ser verificadas aqui.

Trilhos

Entre os dias 21 e 26 de janeiro, as estações Trianon-Masp (corredor interno) e Sumaré (área externa) são iluminadas com as cores da bandeira da cidade de São Paulo (vermelha, branca, verde e amarela).

estação sumaré

Estação Sumaré ganha iluminação especial no aniversário de São Paulo

Na estação São Paulo-Morumbi acontece na quinta, dia 24, e na sexta, dia 25, a apresentação musical da Banda da Paz, dentro do Projeto “Eu faço a Paz”, em parceria com o Maestro Caixote e Carlos Albatrós. O projeto visa a promoção e incentivo a paz e a banda conta com cinco artistas.

Curtiu? Grande parte das apresentações são gratuitas (salvo as sinalizadas) e em cada link tem informações sobre todas as ações culturais promovidas para o aniversário de São Paulo. Ah… e não se preocupe com os horários! Para garantir o acesso à programação, todas as linhas do Metrô e CPTM vão funcionar em horário especial no dia 25, até 1h.

Fonte: Catraca Livre

Sobre admin

Check Also

Bate-Papo FGV | Desafios e dificuldades na cultura e no mercado editorial no país, Marieta de Moraes

Clique na imagem para assistir o vídeo A cultura perdeu o protagonismo no Brasil no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *