Página inicial / Notícias / Mil e uma possibilidades de leitura

Mil e uma possibilidades de leitura

PUBLISHNEWS, TALITA FACCHIN

O Podcast do PublishNews recebeu Pedro Miliet, consultor em tecnologia digital em acessibilidade, para falar sobre o mercado de livros acessíveis

Em um país com mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, a acessibilidade na leitura é um assunto de extrema importância. Para entender mais sobre o papel do livro acessível no mercado editorial, o Podcast do PublishNews conversou com Pedro Miliet, consultor em tecnologia digital em acessibilidade, hoje vinculado ao Consórcio Daisy.

Quando falamos sobre livros acessíveis, o que logo vem na memória é o livro em braile, mas existem vários outros formatos disponíveis e o investimento para ajudar o deficiente visual é o que não falta. “Nos últimos 20 anos nós tivemos uma evolução no campo da tecnologia para o deficiente visual que mudou completamente a vida das pessoas”, contou.

O crescimento do mercado de audiolivros, o incentivo dos governos ao redor do mundo e os reflexos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) também pautaram a conversa. Pedro explicou de maneira didática como a Lei interfere no mercado. “Em primeiro lugar ela estabelece a obrigatoriedade de oferecer um formato acessível sempre que uma pessoa com deficiência quiser comprar”, explicou, enumerando ainda outras especificidades da Lei e o que precisa ser melhorado. “O que falta aqui, é a comunicação e a informação para a pessoa com deficiência visual desse Brasil enorme, ter consciência dos direitos que ela tem”, declarou lembrando ainda que outro ponto a ser considerado é o alto índice de desemprego da pessoa com deficiência visual.

Pedro Miliet

Pedro Miliet

Além da LBI, para Pedro, do ponto de vista de compromisso com a produção de livros acessíveis, o mercado brasileiro está muito adiante da maior parte do mundo. “Essa obrigatoriedade do livro em formato Daisy e depois em formato ePUB do PNLD é uma revolução em termos de acessibilidade relativamente ao mundo. Não há, acredito, outro país no mundo que tenha esse tipo de exigência com relação ao mercado editorial”, declarou.

Novas maneiras de ler, os desafios de se fazer um livro acessível, a evolução da qualidade das vozes, os avanços no campo da interatividade e nas ferramentas de leitura, a criação de avatares mais interativos, a importância dos metadados e para onde caminha o mercado dos livros acessíveis também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo SpotifyiTunesGoogle PodcastsOvercast e YouTube.

Fonte: PUBLISHNEWS

Sobre admin

Check Also

Livro no Brasil é caro?

Fonte: Band Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *