Página inicial / Notícias / Microfilmes do periódico Fanfulla foram digitalizados pelo CEDEM

Microfilmes do periódico Fanfulla foram digitalizados pelo CEDEM

Parceria entre a FFLCH/USP e o CEDEM possibilita maior alcance da pesquisa

Por: Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp

Periódico da comunidade italiana no Brasil
Imagem: CEDEM

O Fanfulla, periódico fundado em 1893 pela comunidade italiana no Brasil, pode ser consultado no acervo do CEDEM. Por meio de uma parceria firmada com o CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa “Sérgio Buarque de Hollanda”), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 80 rolos de microfilmes com edições do início da circulação até 1931 foram digitalizados pelo CEDEM e estão disponíveis aos pesquisadores. “Essa iniciativa completa a coleção do periódico já existente no Centro de Memória da Unesp, possibilitando maior alcance da pesquisa,” assinala Sonia Troitiño, coordenadora do CEDEM.

Tradicional meio de comunicação da comunidade italiana no Brasil, no inicio o Fanfulla circulava unicamente aos domingos e apenas em língua italiana. Começou com perfil humorístico, engajando-se posteriormente em campanhas em defesa dos imigrantes italianos radicados no país. O conteúdo era produzido para as seções de política, cultura, variedades e esportes.

Ao longo dos anos o periódico passou por diversas transformações de periodicidade, número de páginas e orientação política. Mas sempre bem aceito pela comunidade. Em 1910 chegou a marca de 15 mil exemplares por dia. Para efeito de comparação, o tradicional O Estado de S.Paulo alcançou a tiragem de 20 mil exemplares diários na década de 1920.

Em 1941 passou a ser editado em língua portuguesa, visando atender as determinações legais sobre publicações em língua estrangeira no Brasil. Deixou de circular durante a Segunda Guerra Mundial, voltando a ser publicado diariamente, e em italiano, em 1947. Em 1966 retrocedeu para semanal, com o nome La Settimana. Em 1979 passou a chamar-se La Settimana del Fanfulla.

Em 2001 retoma o nome Fanfulla e, em 2011, passou a ser quinzenal. Desde 2014 o Fanfulla é publicado unicamente na internet, apresentando-se como “O jornal dos italianos no Brasil desde 1893”.

CEDEM
Praça da Sé, 108 – 1º andar
Tel.: 3116-1701
E-mail: pesquisa@unesp.br
www.cedem.unesp.br

Fonte: UNESP

Sobre admin

Check Also

Biblioterapia: como é que os livros curam?

A ideia – de que os livros podem ajudar a ultrapassar os mais diversos problemas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *