Página inicial / Eventos / MESAS REDONDAS SINBIESP NA 25ª BIENAL 2018

MESAS REDONDAS SINBIESP NA 25ª BIENAL 2018

DIA 07/08/2018 Terça-feira – 14:30 hs ás 16:00hs

 Abertura da primeira mesa redonda da programação do SinBiesp

VERAVera Stefanov  – Consultora da  Bibliotec Gerenciamento da Informação, criada em  1989 e responsável por desvendar o mercado com implantação de bibliotecas nos mais diversos ramos de atividade. Presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo – SinBiesp, implantou a Convenção Coletiva de Trabalho para a categoria de Bibliotecários, estabeleceu o piso salarial oficialmente entre outras ações pertinentes à defesa do profissional bibliotecário, hoje estendida à outras profissões co-irmãs, arquivistas, historiadores, museólogo, cientistas da informação e auxiliares de bibliotecas e centros de documentação. Formada em biblioteconomia pela FESP SP, Pós Graduação pela FMU em Administração e realizou cursos de Extensão Universitária em : Economia (FAE – USP), Análise de Sistemas (FAAP) e Organização não Governamental pela FGV. Sólidos Conhecimentos técnicos e legais do Conselho Nacional de Arquivologia – CONARQ, bem como legislação de incentivo à cultura e trabalhista. Com diversos artigos publicados.

TEMA :  “O livro digital, as bibliotecas e os leitores” 

Resumo: Os desafios e oportunidades do livro digital, especificamente no que pode trazer de mudanças para bibliotecas e bibliotecários, para leitores, possíveis tendências, características e recursos ebooks.

CARLOSApresentação – Carlos Seabra

É editor multimidia, coordenador do selo editorial de ebooks de educação Oficina Digital, Especialista em tecnologias na educação, é consultor de Zoom Education.

Debatedmaria cristinaora – Maria Cristina Palhares 

Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente no curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, onde ministra as disciplinas que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação e é coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu “Arquitetura da informação: design de interação digital”.

janioMediador – Jânio Mesquita 

                                     

Bibliotecário, pela FESPSP, especialista na área de Divulgação Cientifica, organização de acervos universitários e fluxo documental, também em curadoria de eventos/exposições voltada à difusão da educação e cultura a partir de unidades de informação. Atualmente é bibliotecário da Estácio unidade Cotia/SP.

DEBATE IMPORTANTE PARA ANTENAR O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NOS FORMATOS ATUAIS POR ONDE PERPASSAM A INFORMAÇÃO E TENDÊNCIAS

09/08/2018 – quinta-feira  14:30hs ás 16:00hs

TEMA”As mudanças no trabalho do bibliotecário a partir da reforma trabalhista.”

Resumo: As novas formas de trabalho e de prestação de serviços com e sem vínculo de emprego (e como empresa) a partir da reforma trabalhista e da tendência de órgãos públicos de substituir os concursos públicos pela contratação de empresas prestadoras de serviços de biblioteconomia.

DELANOApresentação – Delano Coimbra

Consultor de empresas, advogado do Sindicato dos Bibliotecários no estado de São Paulo – SinBiesp, especializado em direito do trabalho e processo do trabalho.

Debatedora – Vera StefanovVERA

Consultora da  Bibliotec Gerenciamento da Informação, criada em  1989 e responsável por desvendar o mercado com implantação de bibliotecas nos mais diversos ramos de atividade. Presidente Sindical dos Bibliotecários… do Estado de São Paulo – SinBiesp. Com diversos artigos publicados.  

janioMediador – Jânio Mesquita

Bibliotecário, pela FESPSP, especialista na área de Divulgação Cientifica, organização de acervos universitários e fluxo documental , também em curadoria de eventos/exposições voltada à difusão da educação e cultura a partir de unidades de informação. Atualmente é bibliotecário da Estácio unidade Cotia/SP.

09/08/2018 – quinta feira – 16:00hs ás 18:00hs

TEMA: “Áudio livros por whatsapp, uma forma de ler para o mundo”

Resumo: E se as pessoas pudessem ouvir livros gratuitamente ao menos por 10 minutos em seu trajeto. Pessoas voluntárias leriam e escutariam livros lidos por outras pessoas 10 minutos por dia. Todos nós temos 10 minutos, um celular e um livro. Local? Dentro do carro é um bom estúdio, dai trocaríamos leituras de vários livros e ganharíamos muito tempo e conhecimento. Mais do que isto, se pessoas só quisessem ouvir, tudo bem…poderão só ouvir 10 minutos do livro preferido todos os dias.

RUDIApresentação : Rodinaldo Alves dos Santos

Bibliotecário e organizador de bibliotecas particulares. Formado pela universidade de São Paulo sempre trilhou o caminho do empreendedorismo. Atua na fabricação e revenda de acessórios para bibliotecas. Possui um sebo virtual. Faz conversão de mídias antigas para novas mídias.

Debatedora: Carli Cilene Rodrigues CordeiroCARLI

Formada em biblioteconomia pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, pós-graduada em gestão de negócios (IPEP), história da arte (FAAP), história da moda e indumentária (Senac). Bibliotecária pela Porto Seguro Cia de seguros, onde atua no RH, na área de educação e aprendizagem. Foi presidente do CRB/8 gestão 2015/2017.

MARIA JOSÉMediadora: Maria José de Jesus Carvalho

Bacharel em biblioteconomia e Documentação pela FESP/SP e especialização em gestão de pesquisa de mercado, opinião e mídia pela Fespsp. Foi Bibliotecária responsável pelas unidades: IB instituto de biociências/USP, ICB/USPinstituto de ciências biomédicas; faculdade de arquitetura e urbanismo; sistema integrado de bibliotecas da USP e MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Atualmente é consultora independente. 

10/08/2018 –  Sexta feira  14:30hs ás 16:00hs

TEMA : “O futuro da Biblioteconomia no mundo digital”

Resumo: A Biblioteconomia assiste a mudanças no comportamento de seus usuários e deve responder oferecendo informações e recursos inovadores e relevantes, reforçando o papel socioeducativo e cultural da biblioteca, promovendo a criatividade, e aumentando o acesso às novas tecnologias. Os bibliotecários podem criar espaços onde convivam livros, jogos, mídias sociais. Nesse cenário, o futuro do profissional passa pela formação adequada na graduação, por especializações e pós-graduação

CIBELEApresentação: Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos

Coordenadora do curso de Biblioteconomia da ECA/USP, professora na graduação e no programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ECA/USP). Possui experiência profissional como bibliotecária na BIREME da faculdade de saúde pública da USP e da faculdade de medicina da USP

Debatedora – Valéria Valls

VALÉRIA

Doutorado e mestrado em ciências da comunicação e graduação em biblioteconomia e documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em docência pela FGV. Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaRCI/FESPSP, coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em biblioteconomia e ciência da informação e coordenadora de curso e docente de pós-graduação do núcleo de ciência da informação (FaRCI/FESPSP). Docente do MBA em gestão empresarial e Coaching (parceria FESPSPe SLAC). Coordenadora da Região de São Paulo (gestão 2016-2018) da ABECIN, consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

ROGÉRIOMediador – Rogério Xavier Neves

Coordenador do curso de Biblioteconomia da UNIFAI. Mestre em educação do grupo de trabalho sobre bibliotecas escolares do CRB/8 e atualmente coordena ocurso de pós-graduação em gestão de arquivos e bibliotecas escolares da UNIFAI.

 

11/08/2018 – Sábado 14:30hs às 16:00 hs.

 TEMA“Ambientes digitais propícios aos livros”

Resumo: Apresenta conceitos de bibliotecas estruturais em formato digital e entorno digital de um serviço de informação e de arquivos digitais.

CHARLLEYApresentação: Charlley Luz

Arquivista, professor da pós-graduação em gestão de documentos da FESPSP e consultor em estratégia de informações e ambientes digitais da Feed Consultoria. Autor dos livros Arquivologia 2.0 e Primitivos Digitais.

                    

Debatedora: Ivani DelamareIVANI

Especialista em Gestão da Informação, graduada em biblioteconomia e ciência da informação pela FESPSP. Especialista em implantar gestão documental, GED, BPM em arquivos especializados em Recursos Humanos, Fiscal, Contratos e Acervos Acadêmicos IES. Palestrante ECMMeeting Educação em 2017e 2018. Idealizadora do primeiro curso sobre gestão de documentos acadêmicos em São Paulo, conforme estabelecidos pelo MEC, decreto nº 9.235/2017 e portaria 315/2018.

ANAMediadora – Ana Claudia Martins

Bibliotecária, formada na FSPSP, possui duas especializações na área da informação, atua há 18 anos na área da biblioteconomia. Foi vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB8, no período de 2015/2017. Especialista em gestão da informação, gestão de documentos arquivísticos e gestão de projetos. Atua também como pesquisadora e produtora cultural. Há seis anos atua como consultora e prestadora de serviços em organização de acervos e informação. Atualmente é diretora executiva da WIFT Brasil

Sobre admin

Check Also

Preservação e pesquisa em acervos de C&T do MAST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *