Com a necessidade de se fazerem relevantes para os consumidores, as organizações passaram a adotar posicionamentos estratégicos no mercado aliados ao uso dos meios de comunicação. O Marketing dessa forma surgiu como um processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para a outra, com o objetivo de satisfazer necessidade e desejos.
Com a necessidade de se fazerem relevantes para os consumidores, as organizações passaram a adotar posicionamentos estratégicos no mercado aliados ao uso dos meios de comunicação. O Marketing dessa forma surgiu como um processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para a outra, com o objetivo de satisfazer necessidade e desejos.
A adoção do Marketing pelas empresas americanas e brasileiras deu-se como consequência da crise de 1929, quando a depressão toma conta dos Estados Unidos, e no Brasil há uma grande queima de café, nosso principal produto de exportação na época.
Marketing em bibliotecas
Desde então, o Marketing vem se adaptando às realidades com que se depara com o passar dos anos, assumindo nuanças e focos mais abrangentes, tanto em termos comunicacionais, como tecnológicos e sociais. E essas realidades não se restringem somente às empresas privadas, mas atingem também as organizações públicas e sociais, como as bibliotecas.
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