Página inicial / Notícias / Livro sobre os 70 anos da Biblioteca de Ciências da Saúde é lançado no Porangabuçu

Livro sobre os 70 anos da Biblioteca de Ciências da Saúde é lançado no Porangabuçu

O livro Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará: 70 anos foi oficialmente lançado, na tarde da última terça-feira (30), no Campus do Porangabuçu. O lançamento ocorreu no salão de leitura da biblioteca e reuniu bibliotecários, servidores técnico-administrativos, professores e autoridades universitárias.

A edição da obra foi realizada em parceria com o Memorial da UFC e a Imprensa Universitária, tendo sido produzida em conjunto com uma exposição fotográfica e um vídeo institucional no contexto dos 70 anos da Faculdade de Medicina, comemorados no ano passado. A publicação teve como organizadores Adeli Gomes Moreira, Rafael de Farias Vieira, Gislene Soares Guerra, Eliene Gomes Vieira Nascimento e Joaquim Melo de Albuquerque. A obra homenageia postumamente a primeira bibliotecária e diretora da BCS, Cleide Ancilon de Alencar Pereira (1934-2018), fundadora do Curso de Biblioteconomia da UFC e Professora Emérita da Instituição.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

MEMÓRIA – Na abertura do evento, a diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS), Nicácia Lina do Carmo, agradeceu a presença de todos e assumiu o compromisso de levar adiante o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores. “Quero continuar construindo a história dessa unidade de informação, e também fazer jus à obra de todas as bibliotecárias e de todos os funcionários que contribuíram com esta biblioteca”, afirmou.

Representando os organizadores da publicação, a ex-diretora da BCS Eliene Nascimento destacou a relevância do livro para a memória institucional da Universidade. “A obra traz uma visão geral da evolução da estrutura física da biblioteca, os serviços prestados ao seu usuário, e, o mais importante, registra um pouco da história das pessoas que deixaram suas impressões e contribuições, que constituem viva fonte de inspiração para outros profissionais e pesquisadores”, explicou.

A tarde foi histórica e memorável para o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Jonatan Soares, pois foi ali onde começou a trabalhar como bibliotecário e servidor técnico-administrativo. Como ex-aluno de Cleide Ancilon, ele ressaltou a didática extraordinária e a generosidade da homenageada. “A biblioteca é um dos baluartes do Campus do Porangabuçu. Sem a biblioteca, o campus não teria chegado ao êxito de hoje, e ela esteve sempre na vanguarda. Lembro quando cheguei aqui, não tinha Internet ainda, mas esta biblioteca já estava conectada aos melhores mecanismos da época para ajudar a salvar vidas”, compartilhou.

ACESSO AO SABER – “Constatamos que a Faculdade de Medicina e a Biblioteca de Ciências da Saúde estão intimamente ligadas, nasceram juntas e se ampliaram pari passu“. Assim, a diretora da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, Valéria Góes, fez uma retrospectiva, assinalando fatos históricos desde a década de 1940, a partir do sonho de um grupo de pioneiros em estabelecer o ensino médico no Estado do Ceará. A diretora da FAMED reconheceu a função estratégica da biblioteca em facilitar o acesso da comunidade de usuários ao conhecimento científico, em particular estudantes, professores e profissionais da saúde. “Mesmo com todas as limitações financeiras impostas às universidades públicas, a biblioteca se mantém atualizada e ligada às principais bases de dados mundiais. Ocupa um lugar de destaque no coração do campus, com seu papel mediador do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo valioso suporte de informações, através do acervo, dos serviços e do corpo técnico altamente qualificado e dedicado”, avaliou a Profª Valéria.

Nesse sentido, concordou a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, Lidiany Karla Gerage, ao celebrar a história septuagenária da BCS. Em tempos de informação acelerada e de conteúdos digitais, para a diretora da FFOE, a biblioteca segue desempenhando uma importante missão de democratizar o acesso a livros e publicações especializadas no campo da saúde. “As bibliotecas das universidades possuem um caráter universal, como instâncias privilegiadas de preservação do saber. A biblioteca é o principal agente de construção sociocultural de um país, preservando a experiência dos livros, contando as nossas histórias. São lugares para as pessoas explorarem, interagirem, lerem e também apresentarem suas ideias”, ponderou a Profª Lidiany.

LEGADO – Ao final dos discursos, Arnóbio Machado Pereira agradeceu pelo tributo prestado à memória da homenageada. Bastante emocionado, definiu como “justa e merecida” a lembrança ao legado de Cleide Ancilon, expressando gratidão em nome de familiares e amigos. Além do livro, desde 2010 a sala de Obras Raras da BCS recebeu o nome de sua primeira bibliotecária e diretora. “Com a criação do Curso de Biblioteconomia, Cleide reuniu todo o conhecimento e sua experiência, e, como professora, participou da formação de várias gerações de bibliotecários no Ceará. Conquistou respeito e admiração de docentes, discentes e funcionários. Era uma profissional de excelência, e sua humildade e simplicidade faziam dela uma pessoa muito querida por todos aqueles que puderam conviver com ela”, declarou.

SAIBA MAIS – De 1948 a 1957, a Faculdade de Medicina funcionou em um prédio na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, hoje ocupado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No final dos anos 1950, os cursos de saúde da recém-criada Universidade do Ceará foram transferidos para o Campus do Porangabuçu, e a biblioteca ocupou uma sala no então Instituto Evandro Chagas, atual Departamento de Patologia e Medicina Legal.

A sede da Biblioteca de Ciências da Saúde Prof. Jurandir Marães Picanço foi construída em 1970 e se localiza na Rua Alexandre Baraúna, nº 1019, no bairro Rodolfo Teófilo.

Leia também: O Jornal da UFC nº 89, de maio de 2018, publicou uma reportagem especial sobre os 70 anos da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Fonte: UFC Notícias

Sobre admin

Check Also

10 consejos para mantener en perfectas condiciones los libros de tu biblioteca personal

10 consejos para mantener en perfectas condiciones los libros de tu biblioteca personal Los libros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *