Página inicial / Leitura / Leitura no celular: torne essa experiência ainda mais rica

Leitura no celular: torne essa experiência ainda mais rica

São diversos os aplicativos que auxiliam você a deixar a sua leitura em dia. Integrados aos e-readers tradicionais, eles ajudam a otimizar suas leituras com a ajuda da tecnologia.

Antes considerada uma atividade analógica, o ato de ler se modernizou com a ajuda da tecnologia. Você se lembra da primeira vez que leu em um Kindle ou E-Reader? Já faz um bom tempo, não é mesmo?

Não há como discordar que os leitores digitais vieram para agilizar a nossa vida. Com eles, você pode ter uma biblioteca vastíssima sempre à sua disposição, para quando e onde você quiser ler. Além disso, os livros em suas versões digitais costumam ser muito mais baratos do que em sua versão física – isso quando não são gratuitos.

Mas que tal dar um passo além nessa tecnologia e tornar tudo ainda mais prático? Você já experimentou ler no celular? Muitos dos leitores digitais oferecem versões em aplicativo, ferramentas derivadas que não perdem em nada para o seu produto de origem.

Ler no celular: que tal experimentar essa praticidade?

Com algumas variações técnicas entre si, todos esses apps podem ajudar você a ler mais, com mais praticidade e economia. Que tal dar uma chance a eles? Você pode se surpreender com a quantidade de livros que lerá até o fim tendo a ferramenta certa em mãos para isso.

Nos tópicos a seguir, mostramos os principais apps de leitura dos e-readers mais consagrados. Aí é só você escolher o seu, baixar para o seu smartphone e ver a integração entre e-reader e app acontecer. Vamos nessa?

Aplicativo Kindle para leitura no celular

O Kindle é um excelente e-reader. E seu app não deixa à desejar.

O Kindle é um dos e-readers mais vendidos do mundo. Aliás, são vários modelos diferentes, para vários perfis de leitores. A ferramenta é um produto da Amazon, que conta com milhares de títulos em seu catálogo.

Para você que tem o Kindle, uma boa opção para turbinar ainda mais ainda a sua leitura é baixar o app da ferramenta. É totalmente gratuito e disponível para vários sistemas operacionais, você sabia?

aplicativo Kindle é compatível com a maioria dos smartphones, tablets e computadores. Com isso, ao comprar um ebook na Amazon, você pode lê-lo em qualquer dispositivo Kindle, seja ele o e-reader físico ou o app baixado. E isso sem perder o ponto onde estava na leitura. Dessa forma, a tecnologia Whispersync do sistema sincroniza automaticamente a última página lida, suas marcações e anotações em todos os dispositivos.

Ou seja, você pode começar a leitura no Kindle e continuar de onde parou no app em seu celular. Bastante prático, concorda?

Além disso, o app oferece personalização incrível. Assim, você consegue deixar sua experiência de leitura ainda mais confortável ao ajustar tamanho do texto, brilho, escolher a cor de fundo e o modo paisagem ou retrato para a tela.

A função Dicionário também é um grande diferencial do app. Não conhece o significado de alguma palavra do texto lido? Basta tocar e manter pressionada a palavra em questão. Em segundos, se abrirá uma definição para ela, com base no dicionário integrado ou da página relacionada na Wikipedia.

Outra vantagem do aplicativo Kindle é que ele permite organizar livros e documentos em coleções personalizadas. Dessa forma, a biblioteca fica separada em pastas virtuais com apenas alguns toques.

Aplicativo do Kobo

Você já conhece o Kobo?


Produto da Livraria Cultura, o Kobo é um dos principais rivais do Kindle. E assim como o e-reader da Amazon, o Kobo oferece uma versão em aplicativo para o seu leitor digital.

Com o app do Kobo, você tem acesso à todas as funcionalidades do e-reader da Livraria Cultura. Além de ler ebooks, é possível ter acesso a outros formatos de arquivos, como EPUB e PDF. Assim, revistas e histórias em quadrinhos estarão ao seu alcance! Também é possível customizar a sua leitura, mudando tipo e tamanho da fonte.

Com o app do Kobo, você pode compartilhar os seus trechos favoritos do livro nas redes sociais. Além disso, dá pesquisar mais no Google ou utilizar o dicionário nativo da ferramenta.

Para um maior aprofundamento na sua jornada literária, o app ainda te ajuda a encontrar seu próximo livro. Como isso acontece? Com recomendações personalizadas baseadas em seus hábitos de leitura e amostras grátis de milhares de eBooks.

Gratuito, o aplicativo está disponível para Android e iOS.

Google Play

O Google Play é uma ótima ferramenta para quem quer ler no celular!

Se você já está acostumado a ler pelo Kindle ou Kobo, mas quer variar nas plataformas, pode considerar usar o Google Play. O leitor da Google traz títulos em português e diversos outros idiomas.

Com ele você pode ler pelo celular ou tablet em qualquer lugar. O app traz a grande vantagem de, além de oferecer os e-books comprados na loja da Google, permite a leitura de arquivos do Google Drive (em formato PDF e EPUB).

A customização de leitura é outra grande qualidade. Há a função marca-texto em várias cores, recursos para pesquisa, tradução e anotações e índice inteligente. Aliás, ele também permite a permite a troca do esquema de cores e aumento ou diminuição da fonte.

O Google Play é uma ótima alternativa para leitura no celular, e recentemente passou a contar também com audiolivros. O aplicativo é gratuito e disponível tanto para Android quanto para iOS.

Por fim, ainda entre os e-readers, uma outra opção pouco difundida é o Nook, da rede de livrarias Barnes & Noble. Indisponível para venda no Brasil, o produto tem versão mobile disponível para Android e iOS.

Com essas dicas, já dá para começar a colocar em dia a fila de livros para ler, concorda? Confira também nossa matéria com sugestões de apps de leitores digitais. E boa leitura!

Fonte: Vivo Tech

Sobre admin

Check Also

Clube do Livro Diadema promove encontros virtuais de leitura durante a pandemia

Iniciado em fevereiro de 2020, pela leitora Michele Alves, o Clube do Livro Diadema é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *