Página inicial / Arquivologia / José Maria Jardim – Perspectivas da Arquivologia Contemporânea

José Maria Jardim – Perspectivas da Arquivologia Contemporânea

Quais os desafios e perspectivas para a arquivologia no Brasil? A digitalização é uma questão ainda em discussão? Essas perguntas são tratadas por um dos principais estudiosos da arquivologia brasileira, o professor José Maria Jardim.

O tema desta semana é relevante para todos os pesquisadores e estudantes que lidam com arquivos públicos em suas tarefas de investigação.

Professor Titular do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) de 2011 a 2019. Desenvolve pesquisa intitulada “Governança Arquivística Contemporânea: trajetos e (re)configurações das políticas e sistemas públicos de Arquivos no Brasil sob novos cenários sociais e informacionais (1978-2018)”, com bolsa do CNPq. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2018 e 2020. Coordenou o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO) de 2011 a 2015, do qual foi professor até 2018. Foi Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia entre 2014 e 2017. De 1992 a 2010 foi professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF. De 1981 a 1992, foi Técnico em Assuntos Culturais do Arquivo Nacional. Dirigiu o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro em 1992.Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico e gestão da informação governamental”.

Fonte: History of Science

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *