Página inicial / Mercado Editorial / Internet facilitou o acesso a livros e há uma grande diversidade disponível online

Internet facilitou o acesso a livros e há uma grande diversidade disponível online

(imagem pexels – aut)

Capazes de transportar o leitor para diferentes realidades, os livros são de grande importância para o desenvolvimento do ser humano e para o seu conhecimento e sentido crítico. Por isso, a vontade de democratizar o acesso à leitura no país cresce e iniciativas para aumentar a constância deste hábito são implementadas.

Já existem diversos projetos digitais gratuitos, que, além de simplificar o acesso aos livros, beneficiam a população que não tem condições financeiras de adquiri-los. Dentre as iniciativas mais populares, como o Google Livros, há também algumas brasileiras. A plataforma Domínio Público, por exemplo, promove o acesso sem qualquer custo a diferentes tipos de obras. Por outro lado, numa abordagem mais restrita, a Biblioteca Digital de Obras Raras, desenvolvida pela Universidade de São Paulo, fornece a pesquisadores de diferentes áreas com obras de vários países. Em geral, todas estas publicações digitais podem ser consultadas a partir de diferentes dispositivos, caso do seu próprio smartphone ou tablet, mas também através de ferramentas criadas especificamente para leitura, como o Kindle.

A democratização dos hábitos de leitura aparentemente vem crescendo no país, já que, segundo a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, entre os anos de 2011 e 2015, o percentual da população que consumia livros aumentou de 50% para 56%, o que equivale a 104,7 milhões de pessoas. Além disso, este estudo promovido pelo Instituo Pró-Livro destaca que, em média, o brasileiro lê cerca de 2,43 livros por ano.

Leia a matéria completa publicada pela Carta Campinas

Sobre admin

Check Also

Comunicado Anuidade Pessoa Física 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *