Página inicial / Notícias / Instituto Pró-Livro apresenta a pesquisa retratos da leitura – bibliotecas escolares

Instituto Pró-Livro apresenta a pesquisa retratos da leitura – bibliotecas escolares

Por  Gabriela Galdino

O estudo tem a finalidade de verificar o impacto de bibliotecas escolares ou salas de leitura na aprendizagem dos alunos

O Instituto Pró-Livro (IPL) apresenta, no dia 23 de abril, o seminário de lançamento da pesquisa Retratos da leitura – Bibliotecas escolares, na sede do INSPER, em São Paulo. Com a presença de pesquisadores do INSPER e de especialistas da área de educação e bibliotecas, serão analisados os resultados da pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao INSPER com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico.

Após a apresentação dos resultados, será promovido um debate, com convidados e especialistas da área, sobre os parâmetros de funcionamento das bibliotecas escolares e sua integração às atividades curriculares.

Com o estudo, o IPL visa oferecer indicadores para avaliar o impacto de bibliotecas escolares e espaços de leitura na aprendizagem dos alunos, se garantidas determinadas condições de funcionamento. A partir dessa iniciativa, o instituto espera contribuir com a formulação de políticas e programas voltados à instalação de bibliotecas escolares e/ou de espaços de leitura com foco na aprendizagem e integrados ao currículo escolar. Outra importante motivação para a realização da pesquisa foi a dificuldade na implementação da Lei nº 12.244/2010, que estabelece a universalização de bibliotecas em escolas públicas até 2020.

Sobre a pesquisa
A metodologia, a amostra e a análise dos resultados do estudo ficaram sob a responsabilidade de pesquisadores do INSPER. A pesquisa foi aplicada em campo pelo OPE Sociais, em 2018, em cerca de 500 escolas de 17 estados brasileiros. Cerca de 80 questões fizeram parte das entrevistas pessoais (“face a face”) feitas com gestores/diretores, bibliotecários, responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura e professores de Língua Portuguesa. Para integrar a amostra, foram consideradas as escolas públicas estaduais e municipais do Ensino Básico dotadas de bibliotecas/salas de leitura (declaradas) e que participaram da Prova Brasil em 2015.

Buscou-se, a partir de pesquisa quantitativa, principalmente:

Conhecer, por meio da avaliação dos seus agentes (diretor, responsável pela biblioteca ou sala de leitura e professor de Português), como as bibliotecas estão estruturadas e como funcionam;
Estimar a correlação entre características e utilização das bibliotecas e aprendizado de Português e Matemática;
Entender como as escolas usam bibliotecas como efeitos mediadores para gerar resultados positivos no aprendizado dos alunos;
Compreender como seus agentes percebem e avaliam a biblioteca e como seu uso promove a aprendizagem.
Para a análise dos dados e correlação com o desempenho dos alunos em Português ou Matemática no Ensino Fundamental I, segundo IDEB e SAEB, foram elaborados cinco indicadores que agregam os diferentes atributos das bibliotecas e refletem as questões do instrumento de pesquisa, são eles: espaço físico/instalações; recursos eletrônicos; atendimento e perfil dos profissionais; acervo; e serviços e atividades curriculares e extracurriculares de promoção da leitura e da pesquisa.

Neste seminário, com o objetivo de colher avaliações e proposições, os resultados da pesquisa serão apresentados a dirigentes e especialistas convidados, os quais integram ministérios, conselhos e órgãos estaduais e municipais da educação; universidades, órgãos não governamentais que promovem a leitura (OSCs); entidades da cadeia do livro; e organismos internacionais e de representação de classes (bibliotecários). Após essa primeira apresentação e avaliação, a pesquisa será amplamente divulgada e disponibilizada.

Serviço:
Evento para convidados
Data: 23 de abril de 2019
Horário: 9h30
Local: INSPER – Auditório Sebastião Camargo – R. Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04546-042

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Sendo assim, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza periodicamente a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br).

Fonte: https://www.segs.com.br

Sobre admin

Check Also

PELA RECOMPOSIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PLANO DO LIVRO DE SÃO PAULO

Às vésperas do quarto aniversario do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *