InFoco e o evento [RE] PENSE

O movimento InFoco, formado por egressos da FaBCI está organizando um super evento que será sediado na FESPSP: o [RE] PENSE. Conheça um pouco mais sobre o grupo e seus objetivos!

Mudar não é sempre fácil, como estudantes e bibliotecários sofremos com o desconhecimento de nossa profissão e com os famigerados “biblio o quê?”, “precisa de faculdade para guardar o livro na estante?”, por vezes ouvir essas frases de pessoas próximas dói muito, criam-se cicatrizes que estigmatizam a profissão que escolhemos e o que de fato faz o bibliotecário.

Buscando mudar essa visão, unimos algumas pessoas que começaram a discutir como de fato poderíamos mudar essa visão dos bibliotecários e como poderíamos contribuir para fortalecer a biblioteconomia.

Dividirei o texto em tópicos porque ficará mais fácil de acompanhar.

Fonte: InFoco

O InFoco, no começo chamado de Pela Biblioteconomia, foi formado em 23 de janeiro de 2018 por egressos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e que logo agregou profissionais de outras instituições, com o objetivo de contribuir de forma significante para o desenvolvimento da biblioteconomia paulista e brasileira, promovendo debates para que os profissionais possam repensar a profissão, propondo mudanças junto aos órgãos competentes, como, fortalecer o conselho, sindicato e associações.QUEM SOMOS?

O QUE QUEREMOS?

Queremos que estudantes e profissionais possam debater e encontrar uma maneira de visibilizar e fortalecer o bibliotecário junto à sociedade, de modo que repensemos o papel dele na sociedade contemporânea e qual o seu papel fundamental no desenvolvimento deste, a ponto de desenvolver seu senso crítico, contestador e leitor.

Frisamos que também queremos entidades representativas fortes, pois com elas fortes, teremos um profissional forte e reconhecido.

COMO FAREMOS?

Elaboramos um evento chamado [RE]PENSE para que a partir dele pudéssemos elaborar um documento que servirá de norteador para trabalharmos junto as entidades representativas, buscando o fortalecimento do bibliotecário.

O EVENTO

O [RE] PENSE, nasce com o intuito de ser uma desconferência nos moldes do TED, onde cada participante utiliza seu tempo para resumir o assunto abordado, permitindo que os presentes discutam o tema proposto.

Fonte: InFoco

Que realizar-se-á no dia 20 de outubro, entre as 08:00 às 18:00na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, localizada na Rua General Jardim, nº 522, para Estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, bibliotecários, profissionais da área e fora da área também.

Queremos trazer assuntos relevantes para serem debatidos nos principais eixos propostos que vão desde a profissão até a tecnologia, elaborando a partir das discussões feitas em nossos 6 GTs um documento que fortalecerá a classe bibliotecária e sua visibilidade, possibilitando um pacto das entidades e profissionais para atingir objetivos comuns a classe.

Se você gostou da iniciativa não fique de fora, se junte a essa luta e vamos mostrar que o bibliotecário há muito já passou do guardião do saber e é profissional que precisa e merece ser “descoberto”.

Fonte: 

Sobre admin

Check Also

Livros além das grades: por que focar nas Bibliotecas Prisionais?

Entrevista com Lisa Krolak, do “Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida” da UNESCO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *