Página inicial / Eventos / II Colóquio Internacional “Desafios Contemporâneos da Memória: A Bibliografia Material e seus impactos no gerenciamento do patrimônio bibliográfico”

II Colóquio Internacional “Desafios Contemporâneos da Memória: A Bibliografia Material e seus impactos no gerenciamento do patrimônio bibliográfico”

O II Colóquio Internacional “Desafios Contemporâneos da Memória: A Bibliografia Material e seus impactos no gerenciamento do patrimônio bibliográfico” acontece nos dias 23 e 24 de novembro de 2020. O evento é organizado pelo Goethe-Institut e pelo Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil. 

O livro impresso é um instrumento tecnológico complexo, com características peculiares que precisam ser desvendadas e analisadas com base em princípios científicos estabelecidos há muito tempo. Entre elas, a Bibliografia Material, uma disciplina de longa data que pode ser entendida como a ciência do livro impresso, o estudo de sua materialidade, a anatomia e arqueologia desse objeto. Ela se concentra no livro de imprensa manual, estudando as várias maneiras pelas quais um livro pode ser produzido, estruturado, alterado e preparado antes da mecanização da produção ca. 1830. 

A ideia do livro como um artefato, independentemente do conteúdo intelectual, encontra convergência e afinidade com a Museologia, pois essa área pensa no diálogo entre objetos. Uma percepção semelhante pode ser encontrada nas facetas epistemológicas das artes plásticas dedicadas aos livros dos artistas. 

Como disciplina, a Bibliografia Material faz parte, há muito tempo, da formação de profissionais nas áreas de Biblioteconomia, História e Literatura. Nas últimas décadas, no entanto, em consonância com o desenvolvimento de uma “História do livro” mais ligada à História Cultural e Social, passou a ser vista, em vários países, como algo obsoleto, de interesse quase amador. E por isso, também desapareceu de vários currículos. Por coincidência, nas últimas décadas, as bibliotecas e os profissionais de informação precisaram desenvolver descrições aprimoradas das coleções, em catálogos tradicionais, bibliotecas digitais e bancos de dados específicos. Agora as bibliotecas estão enfrentando dificuldades, pois nesse novo contexto, que visa oferecer melhor acesso às coleções, exige que os funcionários tenham uma excelente compreensão dos livros como um artefato. A Bibliografia Material – uma ciência que remonta ao século 18 – é um caminho importante para as principais atividades da biblioteca contemporânea. 

Este Colóquio visa trazer a discussão de tendências, mudanças e o uso da Bibliografia Material em diferentes áreas. Ele procurará destacar não apenas o campo como disciplina, discutindo os desenvolvimentos recentes, como por exemplo, ser membro fundador das humanidades digitais, mas também refletir sobre seu papel e função na prática da Biblioteconomia. Os especialistas convidados discutirão o lugar e o papel da Bibliografia Material em relação às ferramentas digitais e seu impacto no gerenciamento do patrimônio bibliográfico. 

 

PROGRAMAÇÃO

23 de novembro de 2020

10h00-10h15: Boas-vindas

10h15-11h30

Palestra

“Esferas cognitivas da Bibliografia Material”

Dr. Eduardo Alentejo (UNIRIO)

Mediador: Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque (UnB)

14h00-15h40

Mesa 1

“A Bibliografia Material e a gestão de coleções especiais: preservação e segurança”

Dra. Raphaële Mouren (Un. of London, The Warburg Institute)

Dr. Wolfgang-Valentin Ikas (Bayerische Staatsbibliothek)

Ma. Jandira Flaeschen (Biblioteca Nacional)

Debatedora: Dra. Walmira Costa (UFMG)

16h00-17h15

Palestra

“O surgimento de fundições de tipos e seu comércio na Alemanha”

Dr. Nikolaus Weichselbaumer (Johannes Gutenberg-Universität Mainz)

Mediador: Dr. Rubens Ferreira (UFPA)

 

24 de novembro de 2020

10h00-11h40

Mesa 2

“A contribuição da Bibliografia Material para a história da cultura impressa”

Dr. Dominique Varry (Université de Lyon-Enssib)

Dr. Nikolaus Weichselbaumer (Johannes Gutenberg-Universität Mainz)

Dr. Nelson Schapochinik (USP)

Debatedora: Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira (UFPB)

14h00-15h40

Mesa 3

“A Bibliografia Material e Humanidades Digitais”

Dra. Raphaële Mouren (Un. of London, The Warburg Institute)

Dra. Claudia Fabian (Bayerische Staatsbibliothek)

Dr. Ricardo Pimenta (IBICT)

Debatedor: Dr. Derek Warwick da Silva Tavares (UFBA)

16h00-17h15

Palestra

“Bibliografia Material e desafios contemporâneos”

Prof. Dr. Dominique Varry (Université de Lyon-Enssib)

Mediador: Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UNIRIO)

 

Não requer inscrição.

Transmissão direta em: https://www.youtube.com/channel/UCKc_gZE6CIVVnt5WLwpding

Sobre admin

Check Also

Programa Acadêmicos 2ª Edição “De onde vem a literatura infantil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *