Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / IFLA apoia a campanha #1bib1ref, que estimula bibliotecários a inserir referências na Wikipédia

IFLA apoia a campanha #1bib1ref, que estimula bibliotecários a inserir referências na Wikipédia

Texto por Carolina Cunha – Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Imagine se cada bibliotecário adicionar mais uma referência à Wikipédia? A campanha internacional #1bib1ref (1 bibliotecário, uma referência) é uma iniciativa da Wikimedia Foundation para estimular esses profissionais a inserir referências em artigos da maior enciclopédia online do mundo.

A Wikipédia é uma popular fonte de pesquisa na internet. No entanto, o seu processo descentralizado de edição pode prejudicar a utilização do site como fonte confiável. As referências possibilitam aos usuários averiguar e confirmar a confiabilidade de cada uma das afirmações que foram incluídas.

A campanha #1bib1ref acontece anualmente e pede o apoio de bibliotecários para incluir citações e referências bibliográficas. Dessa forma, podem verificar a qualidade e a credibilidade de um verbete.  Segundo a Wikipédia, qualquer citação de uma fonte confiável é um benefício para seus leitores.

A campanha de 2020 foi lançada no dia 15 de maio e segue até o dia 5 de junho nos países ibero-americanos.  A IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) é uma das apoiadoras da ação na América Latina e no Caribe e convida as comunidades de bibliotecários e gestores da informação a adicionar referências aos artigos da Wikipédia em espanhol ou em português.

Para participar, basta criar uma conta na Wikipédia, encontrar um artigo que precise de referências, localizar uma fonte de informação confiável que respalde a citação e agregar a referência no estilo da Wikipédia em português. Depois, agregue a hashtag #1bib1ref no resumo da edição do texto.

Fonte: IBICT

Sobre admin

Check Also

DO BALCÃO DA BIBLIOTECA À BANCADA DO PARLAMENTO

A participação de profissionais da biblioteconomia na política partidária no Brasil Texto por Carlos Wellington …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *