Página inicial / Inteligência Artificial / IBM, USP e Fapesp inauguram centro de inteligência artificial no Brasil

IBM, USP e Fapesp inauguram centro de inteligência artificial no Brasil

Projeto irá se dedicar, inicialmente, a projetos relacionados com saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos e futuro do trabalho.

Por Alessandro Feitosa Jr

Centro de inteligência artificial fica no InovaUSP, no campus da USP em São Paulo. — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

IBMUniversidade de São Paulo (USP) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) iniciaram nesta terça-feira (13) as atividades de um centro de inteligência artificial no Brasil.

O espaço vai se dedicar ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas a temas como saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e no desenvolvimento de tecnologias que possibilitam a interação com máquinas usando fala ou escrita em português.

O projeto, que tem seu nome simplificado para a sigla em inglês C4IA, está sediado no prédio do Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, localizado no campus da USP em São Paulo.

Ele terá uma segunda unidade destinada a capacitar estudantes e profissionais, no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos.

Com financiamento de até 10 anos, a IBM e Fapesp irão reservar, cada uma, até R$ 2 milhões anualmente para implementar os programas do C4AI. A USP investirá pelo menos R$ 4 milhões por ano em instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos e administradores para gerir a iniciativa.

Leia a matéria completa publicada pelo G1

Sobre admin

Check Also

Eleições 2020 CRB8 – Chapa 1 Informar.É

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *