Página inicial / Notícias / Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional está disponível em formato digital

Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional está disponível em formato digital

A Divisão de Manuscritos e o Centro de Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional disponibilizaram para a consulta neste mês de fevereiro o Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional em formato digital, disponível para download no portal da Biblioteca Nacional. Desde 2014, a Coordenadoria de Editoração vem publicando o Boletim do Plano Nacional de Preservação de Obras Raras/PLANOR em formato digital, também disponível neste site.

Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional está disponível em formato digitalGuia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional está disponível em formato digital

Ferramenta valiosa de pesquisa, com informações sobre proveniência, conteúdo, dimensão, localização no acervo, acesso aos documentos das coleções custodiadas pela Divisão de Manuscritos, entre outras, o Guia abrange, até o momento, 225 coleções.

As coleções provêm de fundos públicos – como as coleções do Conselho Ultramarino, da Casa dos Cantos/Arquivo Público Mineiro e da Casa Real Portuguesa – e privados – como as coleções Frei José Mariano da Conceição Veloso, José Bonifácio, Mário Pedrosa e Percival Farquhar. Novas coleções serão incluídas à medida que forem sendo tratadas pelos técnicos da Divisão de Manuscritos.

O Guia de Coleções foi organizado e revisado tecnicamente pela bibliotecária Eliane Perez, que o concluiu em 2018. Sua confecção iniciou-se, no entanto, na década de 1990 por iniciativa do então chefe da Divisão de Manuscritos, Waldir da Cunha. O trabalho teve continuidade sob a coordenação das chefes da Divisão de Manuscritos, Carmen Moreno (1995-2003), Vera Faillace (2003-2015) e Luciane Medeiros (a partir de 2015).

As coleções, como informa Eliane Perez na apresentação, estão ordenadas alfabeticamente pelo título (nome do titular da coleção ou da instituição da qual provém); parte delas é ilustrada com reproduções de peças. A capa homenageia o historiador Capistrano de Abreu, que foi funcionário da Biblioteca Nacional, onde preparou a publicação de importantes manuscritos, como o da História do Brasil, de Frei Vicente do Salvador.

A consulta no Guia pode ser feita mediante acesso à Relação das Coleções e um clique no nome da coleção procurada. O clique na margem de cada página da descrição das coleções leva o pesquisador de volta à Relação das Coleções.

CONTEÚDO RELACIONADO

Fonte: Biblioteca Nacional

Sobre admin

Check Also

Biblioteconomia da PUC-Campinas é nota 5 no MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *