Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Especializadas / Grátis: Gibiteca com mais de 10 mil títulos convida pais e filhos para um passeio ao mundo das histórias em quadrinhos!

Grátis: Gibiteca com mais de 10 mil títulos convida pais e filhos para um passeio ao mundo das histórias em quadrinhos!

Os gibis fizeram parte da nossa infância e estão presentes no dia a dia de muitas crianças até hoje! Com histórias divertidas, misteriosas, cheias de aventura e até dramáticas eles conquistaram (e conquistam) gerações. Já pensou em reunir as crianças para conhecer uma gibiteca? Pode ser divertido! A Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural São Paulo, é um lugar para visitar e passar bons momentos com a garotada conhecendo os clássicos das histórias em quadrinhos, como MafaldaTintim e Turma da Mônica. Além das obras disponíveis para leitura no local ou consulta para trabalhos escolares, os usuários podem ainda realizar empréstimos de gibis para levar para a casa. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h. A entrada é gratuita e permitida até 30 minutos antes do fechamento. Que tal chamar a garotada e conferir?

Quem visita o espaço tem a oportunidade de recordar clássicos da infância e mostrá-los aos filhos, além de descobrir novos personagens e até raridades. A coleção reúne mais de 10 mil títulos e quase 120 mil exemplares nacionais e internacionais, entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ.  Lá é possível encontrar obras clássicas das décadas de 50 e 60 de editoras como Brasil América (EBAL), Adolfo Aizen e Rio Gráfica (RGE). E ainda quadrinhos do próprio Henfil e gibis de autores internacionais como Katsuhiro Otomo, do mangá “Akira”, Art Spiegelman, ganhador do prêmio Pulitzer de 1992, ou o argentino Quino, criador de Mafalda. Também fazem parte do acervo os clássicos Tintim, de Hergé, e ainda “Watchmen”, de Alan Moore. Há também álbuns, revistas e livros de HQ, de RPG, fanzines e recortes de periódicos.

Para ler em casa
Algumas revistas estão disponíveis para empréstimo, mas é preciso ter cadastro em alguma biblioteca municipal da cidade de São Paulo ou fazer no próprio Centro Cultural, apresentando apenas o RG e comprovante de residência. A partir daí, é possível fazer uma carteirinha da Gibiteca Henfil, gratuitamente.

A história
Criada em 3 de maio de 1991, a 
Gibiteca Henfil nasceu a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. No início, o seu acervo era formando por coleções de álbuns de HQ, nacionais e internacionais e de revistas doadas pelas editoras Abril, Martins Fontes e Globo, além de colecionadores particulares. Parte disso veio também das demais bibliotecas de São Paulo. Muitas das primeiras obras eram da estante Turma da Mônica, projeto que disponibilizava revistas em quadrinhos para todas as bibliotecas infantojuvenis da cidade. Com o crescimento do acervo, principalmente por meio de doações, a Henfil tornou-se o maior espaço do gênero no país. O desenhista, jornalista e escritor Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, dá nome a Gibiteca! Ao criar personagens típicos brasileiros, como os Fradinhos, o Capitão Zeferino, a Graúna e o Bode Orelana, entre outros, o cartunista foi responsável pela renovação do desenho humorístico nacional. Ele morreu em 1988, aos 43 anos, no Rio de Janeiro.

Fonte: São Paulo para Crianças

Sobre admin

Check Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *