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Governança de Dados no Processo de Catalogação

A catalogação é um processo vinculado à organização do conhecimento em que por meio da descrição bibliográfica, instrumentalizada por normas, regras, padrões e formatos, funciona como representação do documento tanto nos aspectos bibliográficos como textuais. Isso faz com que a catalogação informatizada do documento favoreça a recuperação e o intercâmbio de informações pelos usuários em velocidade praticamente instantânea com o uso da internet.

Um dos aspectos essenciais da catalogação, de modo que o usuário realmente recupere a informação que necessita, refere-se à qualidade dos dados que compõem um banco de dados de uma biblioteca, que são provenientes do processo de catalogação. Catalogar o acervo, sem observar a criticidade que a qualidade dos dados catalogados
assume no processo de catalogação, faz com que o objetivo principal da catalogação de permitir uma recuperação da informação assertiva possa não se efetivar. Eventualmente, esse cuidado com os dados catalogados é negligenciado pelos bibliotecários. Dados duplicados, incompletos, inconsistentes e inválidos, armazenados nas bases de dados dos sistemas de gestão de acervos informatizados, dificultam ou impossibilitam a recuperação da informação, além de gerarem retrabalho a partir da identificação da necessidade de refazer ou ajustar os catálogos.

Governança de dados

A governança de dados é uma especificação do princípio de accountability, sendo que esta determina as premissas para se obter e utilizar os dados. Segundo Mosley (2008), é a aplicação de autoridade, controle, planejamento, monitoramento e execução relacionados à gestão de ativos de dados. Esse controle, segundo Sadiq (2013), é necessário porque o volume de dados gerado cresce de forma exponencial e encontra-se cada vez mais diversificado, necessitando de softwares e hardwares capazes de processar a quantidade de dados no menor prazo de tempo.

Para conseguirem tomar decisões mais assertivas com os dados obtidos, as
organizações devem elaborar um bom plano de governança de dados, que englobe os seus objetivos organizacionais e a criação de processos institucionalizados, integrando a tecnologia da informação (TI) às demais áreas de negócio. Davenport e Prusak (1998) relatam que a governança de dados de uma organização não se limita apenas às
ferramentas de TI, pois as funcionalidades dessas ferramentas fornecem o suporte para a gestão.

Catalogação

Os catálogos de bibliotecas e/ou unidades de informação oferecem dados
necessários aos usuários para decidirem quais documentos querem ter acesso. De acordo com Galvão (1998), esses dados referem-se “[…] à representação descritiva (responsável pela obra, data de publicação, editora, paginação, forma física…) e à representação temática (resumo ou termos descritores de uma linguagem documentária)”.

Visando à melhoria contínua do processo de catalogação, o emprego das
ferramentas apresentadas pode sofrer alterações, considerando fatores de
aperfeiçoamento, simplificação ou outros que visem à qualidade em parte do processo. Cabe então a equipe de governança realizar as alterações documentais necessárias aos processos estudados. Essas atualizações ainda permitem que esta pesquisa se torne evolutiva, em primeiro momento, avaliando os benefícios dos modelos elaborados e, em
um segundo momento, avaliar se as melhorias propostas conseguem atingir os resultados organizacionais de maneira mais eficaz.

A governança de dados de catalogação representa um maior controle do que está sendo executado como forma de diminuir os erros de pesquisa dos materiais/autoridades e redução dos dados duplicados no acervo, tornando a base confiável com dados cadastrados de maneira uniforme e coerente. A qualidade dos dados gerados a partir da catalogação em uma unidade de informação é fator de extrema importância, pois dinamiza o processo de catalogação, evita retrabalho na correção dos dados e atende às necessidades dos seus usuários quanto à precisão na recuperação da informação.

Fonte: Portal do Bibliotecário

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