Página inicial / Gestão da Informação e do Conhecimento / Gestão da Informação no cenário atual é discutida no eDoc Talks

Gestão da Informação no cenário atual é discutida no eDoc Talks

Texto por Lucas Guedes – Núcleo de Comunicação Social do Ibict

O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Thiago Rodrigues participou, nesta terça-feira (16/06), do eDoc Talks, evento online que discutiu a Gestão da Informação no cenário atual e pós-pandemia.

Mediado pelo consultor Marco Godinho, o encontro contou com a presença de Todeska Badke, diretora do programa de capacitação e treinamento eDoc; José Antônio Pereira do Nascimento, gerente de Documentação Técnica e Legal da Petrobras; e Otto Machado, CEO da Profits Consulting.

A partir do tema central, foram discutidos tópicos como inovação em engenharia, ferramentas de gestão documental, big data, assinatura digital, softwares corporativos de gestão, visualização e verificação online de documentos e comparação de revisão, entre outros.

Thiago falou sobre o papel da sustentabilidade no processo da inovação, da importância da comunicação como ponto de fluidez na troca de informações, do consumo de energia envolvido nos processos de digitalização e da transversalidade que une as palavras informação e sustentabilidade. “Não se promove o desenvolvimento sustentável se você não estiver muito bem amparado de informação”.

Segundo o pesquisador, um produto ou serviço pode ser considerado sustentável (ou não) a depender, principalmente, das dimensões econômicas, sociais e ambientais, ainda que aspectos culturais, políticos e espaciais também sejam levados em conta na hora de conceituar um produto ou serviço como sustentável.

Tais dimensões geram uma infinidade de dados que precisam ser levantados, armazenados, disponíveis e acessíveis. Nesse sentido, Thiago citou o exemplo do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros (SICV Brasil), criado pelo Ibict, que agrega inventários de produtos de economia nacional e que, por sua vez serão convertidos em impacto ambiental.

O eDoc Talks foi uma espécie de aquecimento para o eDOC Online Engenharia, primeiro evento no Brasil que o seguimento de Gestão da Informação fará sobre o assunto e que acontecerá o entre os dias 22 e 24 de julho de 2020. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Para assistir ao vídeo completo do evento, clique aqui.

Fonte: IBICT

Sobre admin

Check Also

Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-informacional

Texto por Priscila Fevrier Qual a incidência de estudos de mulheres negras em Biblioteconomia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *